Meteorologia

  • 21 JULHO 2019
Tempo
26º
MIN 22º MÁX 31º

Edição

Bolsas de água comestíveis substituíram garrafas na Maratona de Londres

A organização da corrida quis tomar uma posição contra o plástico.

Bolsas de água comestíveis substituíram garrafas na Maratona de Londres

A organização da Maratona de Londres resolveu tomar, este ano, uma posição contra o desperdício de plástico, substituindo mais de 200 mil garrafas de água por bolsas de água comestíveis, feitas de uma membrana fina à base de algas marinhas. As bolsas inovadoras são feitas por uma startup londrina chamada Skipping Rocks Lab, que tem como objetivo desenvolver alternativas para consumir produtos que vêm normalmente em embalagens plásticas.

"As mudanças e testes que estamos a introduzir este ano têm o potencial de mudar como os eventos de participação em massa são organizados no futuro", explicou Hugh Brasher, o diretor da maratona, à CNN.

Centenas de milhar de corredores foram presenteados, este domingo, com a água nas cápsulas 'Ooho!' durante a corrida. As bolsas são mordidas e libertam a água no interior, a parte exterior também pode ser ingerida, mas se não for comida vai biodegradar-se em apenas seis semanas, o que é uma janela de tempo bem mais pequena do que as centenas de anos que demora uma garrafa de plástico a decompor-se.

"O que usamos são tijolos de algas marinhas", revelou Rodrigo Garcia Gonzales, um dos fundadores da startup à CNN. "Removemos a parte verde e o cheiro" e o que fica é uma espécie de gel gelatinoso que fica a endurecer.

Segundo os fundadores da Skipping Rocks Lab a missão que se comprometeram a cumprir é "fazer as embalagens de plástico desaparecerem".

As bolsas pretendem ser uma solução para pessoas que estão em movimento, como é o caso de corredores ou festivaleiros e podem ser enchidas de outros líquidos.

Em 2018, conta o meio de comunicação, foram distribuídas na maratona cerca de um milhão de garrafas de água de plástico. Este foi o primeiro ano em que as bolsas de água foram utilizadas numa maratona.

Estes não foram os únicos passos sustentáveis dados pela organização, as bebidas energéticas foram servidas em copos reciclados e todas as garrafas distribuídas foram feitas pelo menos parcialmente de plástico reciclado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório