Um homem de 34 anos foi ferido durante o tiroteio que ocorreu neste sábado no interior de uma sinagoga em San Diego. Ficou ferido, mas o certo é que está a ser apelidado de herói por ter salvado várias crianças de serem baleadas.
O atirador, identificado pelas autoridades como John Earnest, de 19 anos, abriu fogo dentro da sinagoga Chabad of Poway, enquanto que os fiéis se preparavam para celebrar o último dia de Páscoa. Deste ataque resultaram uma vítima mortal e três feridos.
Danny Almog, cujo amigo Almog Peretz foi baleado numa perna, relatou à Fox5 que "[O atirador] não parava de disparar, disparar, disparar. Parecia um louco". O seu amigo acabaria por ser baleado enquanto afastava as crianças para as manter em segurança.
Testemunhas no local corroboraram a história, indicando que Almog Peretz pegou nas crianças e encaminhou-as para as saídas mais próximas. "Ele agarrou nas crianças e estava a correr em direção à saída quando o atirador disparou sobre ele. Apesar de ferido, continuou a correr com as crianças, conseguindo colocá-las em segurança".
Almog está hospitalizado e a recuperar dos ferimentos, juntamente com uma mulher e um rabino que foi baleado na mão. Já Lori Kaye, de 60 anos, acabou por não resistir aos ferimentos.
Refira-se que, de acordo com as autoridades, Earnest publicou uma mensagem antissemita online e estava já a ser investigado por uma ligação a um incêndio que causou danos numa mesquita no mês passado. Este reconheceu ainda ter-se inspirado no massacre de 15 de março na Nova Zelândia.
This man is being called a hero. A friend says 34-year-old Almog Peretz saved children during today's synagogue shooting in Poway. pic.twitter.com/FKBIc9tcCL
— Kristen Shanahan (@k_shan7) April 28, 2019