Bahrain restabelece cidadania a 551 pessoas que tinham sido condenadas

O sultão do Bahrain restabeleceu hoje a cidadania a 551 pessoas que tinham sido condenadas e a quem tinha sido retirada a nacionalidade numa série de julgamentos realizados durante a repressão a dissidentes políticos

Bahrain restabelece cidadania a 551 pessoas que tinham sido condenadas

© Lusa

Lusa
21/04/2019 16:32 ‧ 21/04/2019 por Lusa

Mundo

Dubai

Não foram dadas explicações para a decisão do sultão Hamad bin Isa Khalifa, além de dizer que ele tinha a decisão final em tais casos.

O Bahrain tem enfrentado críticas internacionais generalizadas depois de a monarquia sunita ter esmagado uma revolta, durante a Primavera Árabe de 2011 que era apoiada pela maioria xiita do país.

A minúscula ilha ao largo da costa da Arábia Saudita tem enfrentado alguma agitação desde essa altura, o que as autoridades atribuem ao Irão.

"A análise e avaliação da situação dos condenados devem basear-se em critérios relativos à gravidade, impacto e conseqüências dos crimes, bem como sobre o perigo que o condenado pode representar para a segurança nacional ", disse a agência de notícias estatal do Bahrain, ao anunciar a decisão do rei.

As autoridades anunciarão os nomes dos que voltaram a obter cidadania mais tarde.

Na semana passada, 138 pessoas perderam a cidadania num julgamento em massa.

O Instituto de Direitos e Democracia do Bahrein disse então que o veredicto elevou para 990 o número de pessoas que perderam a nacionalidade desde 2012.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas