Polícia checa recomenda acusação de fraude a primeiro-ministro Babis
As autoridades recomendou hoje a formalização da acusação do primeiro-ministro, Andrej Babis, pelo seu alegado envolvimento num negócio fraudulento que envolve subsídios de União Europeia (UE).

© Reuters

Mundo Investigação
O Gabinete de Ação Penal de Praga afirmou hoje que recebeu os resultados da investigação policial sobre o possível envolvimento de Andrej Babis na fraude de 2 milhões de euros de um programa europeu para pequenas e médias empresas.
"O inquérito terminou e o processo completo foi submetido ao procurador da República, juntamente com uma proposta de acusação", referiu o porta-voz das autoridades judiciais de Praga, Ales Cimbala, citado pela agência France-Presse.
De acordo com a mesma fonte, o procurador irá precisar de "várias semanas, talvez vários meses" para tomar uma decisão sobre o futuro de Babis, uma vez que o processo é muito extenso.
O caso envolve uma quinta que terá recebido subsídios da UE depois de ter sido transferida do grupo empresarial Agrofert, sob a tutela de Babis (que não poderia candidatar-se aos fundos em questão), para as mãos de familiares do primeiro-ministro.
O chefe de Governo e empresário agroindustrial Andrej Babis, proprietário do grupo empresarial Agrofert e um dos homens mais ricos do país da Europa central, está a ser investigado por ter alegadamente beneficiado de dois milhões de euros de um programa europeu para pequenas e médias empresas, uma quantia que já terá sido devolvida a Bruxelas após requerimento do Gabinete europeu antifraude (OLAF) da Comissão europeia.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários