Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Notre-Dame: Rainha Isabel II "profundamente entristecida" com incêndio

A Rainha Isabel II manifestou hoje estar "profundamente entristecida" com o incêndio que destruiu a catedral de Notre-Dame em Paris, numa mensagem endereçada ao Presidente francês, Emmanuel Macron.

Notre-Dame: Rainha Isabel II "profundamente entristecida" com incêndio
Notícias ao Minuto

12:28 - 16/04/19 por Lusa

Mundo França

"O príncipe Philip e eu ficámos profundamente entristecidos ao ver as imagens do incêndio que assolou a Catedral de Notre-Dame", escreveu a rainha, que também é chefe da Igreja da Inglaterra.

A monarca destacou os bombeiros pelo trabalho e por terem posto a vida em risco para salvar o monumento nacional francês e considerado património mundial pela UNESCO.

"Os meus pensamentos e orações estão com os fiéis da catedral e de toda a França neste momento difícil", acrescentou na mensagem, divulgada hoje pelo gabinete de imprensa da monarca.

Um incêndio que deflagrou na segunda-feira à tarde na catedral de Notre-Dame de Paris demorou cerca de 15 horas até ser extinto, destruindo parcialmente um dos edifícios icónicos da capital francesa.

"Majestoso e sublime edifício", como escreveu em 1831 o escritor francês Victor Hugo no seu romance "Notre-Dame de Paris", a catedral foi construída em 1163 e iniciou a função religiosa em 1182.

A tragédia de Notre-Dame gerou mensagens de pesar e de solidariedade de chefes de Estado e de Governo de vários países, incluindo Portugal, bem como do Vaticano e da ONU.

A Procuradoria de Paris disse que os investigadores estavam a considerar o incêndio como um acidente e o Presidente francês prometeu que a catedral do século XII será reconstruída.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório