Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

A desolação de Notre-Dame. Um fogo que lavrou sobre 850 anos de História

A catedral de Notre-Dame foi desolada por um incêndio catastrófico, que terá consumido dois terços do histórico edifício, deixando apenas a estrutura. A palavra agora é reconstruir, esforço que já é trabalhado pelo governo francês. Líderes mundiais reagiram com choque e dor.

A desolação de Notre-Dame. Um fogo que lavrou sobre 850 anos de História
Notícias ao Minuto

09:25 - 16/04/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Paris

O dia amanheceu, esta terça-feira, e as chamas ainda lavravam na catedral de Notre-Dame de Paris. Um dos símbolos mais grandiosos da cultura europeia, a catedral de Notre-Dame ardeu durante quase 15 horas.

O incêndio, que prendeu as atenções não só de França como do mundo inteiro, começou cerca das 18h50 (17h50 em Lisboa) na segunda-feira, quando estava a ser celebrada uma missa. Foi dado como extinto às 8h00 (9h00 em Lisboa) de terça-feira. Não se sabe ainda o que terá iniciado o incêndio, mas a investigação preliminar indica que terá sido "acidental".

A imagem da catedral em chamas só encontrou equivalente nos rostos das milhares de pessoas, franceses e turistas, que foram parando em redor do edifício, em choque com o que viam. Durante a noite, ouviram-se cânticos de 'Ave Maria', entoado pelos presentes, alguns de joelhos, orando pelo fim da chamas.

Visitada por mais de 13 milhões de visitantes todos os anos, a catedral é um icónico símbolo parisiense e europeu, com 850 anos de história. A catedral, que foi “o cenário dos fantasmas de muitos grandes artistas”, conforme escreve o Liberátiontem um imaginário histórico que vai desde a literatura, à pintura e ao cinema.

Ainda não é possível estimar os estragos no edifício, datado do século XII. “O telhado inteiro está danificado, toda a estrutura ficou destruída, parte da abóboda caiu”, indicou Gabriel Plus, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Paris, ao início da manhã.

Embora se tenha pensado o pior, nem tudo ficou perdido: os dois campanários resistiram, assim como o altar e a cruz de Cristo. Várias estátuas e obras de arte também se salvaram, sendo que algumas delas já tinham sido retiradas na última semana, no âmbito do processo de restauro de que a catedral era alvo. Entre as relíquias que ficaram a salvo, destaque-se, estão a coroa de espinhos, que se acredita ter restos daquela que foi usada por Jesus Cristo, e a túnica de São Luís, que fazem parte do espólio sagrado da catedral.

O teto do edifício, com todo o seu intricado em madeira, ardeu e sucumbiu, principalmente depois da queda do pináculo, que foi completamente devorado pelas chamas e cuja queda ficou extensamente documentada. A estrutura caiu sobre a nave central, deixando um buraco no centro do edifício, um dos mais simbólicos da arquitetura Gótica francesa. Uma imagem partilhada durante a noite mostra todo o interior em chamas, dando uma ideia clara sobre a extensão dos danos.

As três janelas de rosáceas medievais - datadas entre o ano 1225 e o ano 1250 - são também exemplos do que se terá perdido para sempre, embora ainda não tenha sido confirmado. As imagens captadas no interior do edifício, quando o fogo já estava controlado, mostram a destruição que foi deixada pelas chamas.

Notícias ao MinutoImagem do altar, onde se pode ainda ver a cruz, que sobreviveu às chamas.© Reuters

A reconstrução, porém, é uma possibilidade. "A estrutura de Notre-Dame está salva", garantiu o  secretário de Estado do Interior, Laurent Nuñez, ainda na segunda-feira. O presidente francês, Emmanuel Macron, esteve no local, onde agradeceu o esforço dos bombeiros, que conseguiram evitar o "pior" e anunciou uma recolha de fundos a nível nacional para a reconstrução do edifício. "Digo-vos muito solenemente: nós todos vamos reconstruir esta catedral", afirmou.

Laurent Nuñez adiantou, já na manhã de hoje, terça-feira, que a questão agora é perceber "como é que a estrutura vai resistir ao incêndio". Nesse sentido, "haverá uma reunião às 8h00 (7h00 em Lisboa) com especialistas e arquitetos para tentar determinar se a estrutura é estável, e se os bombeiros podem permanecer dentro do edifício para continuar a missão".

Marcelo Rebelo de Sousa enviou ainda na segunda-feira um "abraço sentido" numa mensagem ao presidente francês, Emmanuel Macron, em que lamenta o incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris. "Uma dor que nos trespassa o olhar e logo nos marca a alma", escreveu o chefe de Estado português. Também António Guterres, secretário-geral da ONU, declarou estar "horrorizado" com as imagens do incêndio na catedral, "uma joia única do património mundial que reina sobre Paris desde o século XIV".

A destruição do histórico símbolo francês não deixou indiferentes os líderes mundiais, reagindo à vez às notícias, com pesar, choque e indignação. O porta-voz de Angela Merkel, indicou na rede social Twitter, que as imagens "horríveis de Notre-Dame causam dor". "Notre-Dame é um símbolo da França e da nossa cultura europeia", escreveu, palavras que farão reflexo do pensamento da chanceler alemã. 

Barack Obrama, antigo presidente norte-americano, considerou “Notre-Dame um dos grandes tesouros do mundo”, acrescentando que “também é da nossa natureza reconstruir para amanhã, o quão forte conseguirmos". O atual presidente norte-americano, Donald Trump, teve uma reação curiosa, classificando o incêndio de "horrível", mas aproveitando ainda para alertar para a necessidade de uma intervenção rápida, o que gerou uma resposta da Sécurité Civile, a agência francesa de segurança civil. A autoridade explicou ao líder norte-americano por que razão não se podem utilizar aviões ou helicópteros neste tipo de incêndio.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, lamentou, em nome do povo brasileiro, o "terrível incêndio" na catedral de Notre-Dame, que considerou ser "um dos maiores símbolos da cultura e da espiritualidade cristã e ocidental".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório