Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Afinal, neto de Lula da Silva não morreu de meningite meningocócica

Arthur Araújo Lula de Silva morreu aos sete anos, no dia 1 março. Meningite meningocócica foi divulgada como tendo sido a causa da morte, informação que a Prefeitura de Santo André, em São Paulo, Brasil, diz agora que não se confirma.

Afinal, neto de Lula da Silva não morreu de meningite meningocócica
Notícias ao Minuto

13:35 - 02/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

A Prefeitura de Santo André, na Grande São Paulo, informou esta segunda-feira que a causa da morte de Arthur Araújo Lula de Silva, aos sete anos, não foi meningite meningocócica, como foi divulgado inicialmente. O neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva morreu no dia 1 de março, no Hospital Bartira, naquela cidade.

Arthur deu entrada no hospital, às 7h20 do dia 1 de março, com sintomas de febre, dores no corpo e enjoos. O quadro clínico era estável, mas rapidamente se agravou, tendo o óbito da criança sido declarado às 12h36 do mesmo dia.

Numa nota oficial, a prefeitura informa agora que a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou amostras recolhidas no hospital para análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Os exames deram negativo para meningite, meningite meningocócica e meningococcemia.

O município, no entanto, não indicou outras possíveis causas da morte de Arthur. "Todos os procedimentos de proteção e profilaxia dos comunicantes foram realizados seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Informações adicionais relacionadas ao caso dependem de autorização expressa da família da criança", pode ler-se no documento.

A família de Lula da Silva ainda não se pronunciou.

Confira na íntegra  a nota divulgada pela Prefeitura de Santo André:

“Conforme amplamente noticiado, no dia 1°/03/2019 recebemos por volta das 14h20 a notificação de nº 5968951, informando que o paciente A.A.L.S, de 7 anos de idade, deu entrada no Hospital Bartira às 7h14 do dia 1°/3 com cefaleia, febre, mialgia, exantema, cianose, náuseas e dores abdominais. Evoluiu com confusão mental e o paciente veio a óbito por volta das 12h. O hospital informou na notificação que o motivo do óbito foi meningococcemia (meningite). Apesar da notificação, o resultado do exame de líquor realizado no mesmo dia pelo próprio Hospital Bartira, acusou bacterioscopia negativa.

Em face dessa constatação, na mesma data, a Secretaria de Saúde de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, encaminhou as amostras de sangue e líquor coletadas no Hospital para análise e confirmação do Instituto Adolfo Lutz, que normalmente emite os resultados no prazo de 15 a 30 dias. Além de encaminhamento das amostras, realizamos esquema profilático dos comunicantes (pessoas com contato íntimo por mais de quatro horas diárias com o paciente nos últimos sete dias). Devido ao fato do paciente estudar em São Bernardo do Campo, a Vigilância Epidemiológica do referido município foi comunicada para que as medidas de profilaxia cabíveis fossem tomadas na escola, o que devidamente ocorreu.

As investigações foram finalizadas pela Secretaria de Saúde de Santo André, por intermédio do Departamento de Vigilância à Saúde, e segundo os resultados dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, foram descartadas: meningite, meningite meningocócica e meningococcemia.

Todos os procedimentos de proteção e profilaxia dos comunicantes foram realizados seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Informações adicionais relacionadas ao caso dependem de autorização expressa da família da criança.”

Recomendados para si

;
Campo obrigatório