Meteorologia

  • 24 MAIO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Honduras vai transferir "de imediato" embaixada para Jerusalém

O Presidente das Honduras anunciou hoje que o Governo vai transferir "de imediato" a embaixada do país em Israel de Telavive para Jerusalém, seguindo os passos dos Estados Unidos e Guatemala.

Honduras vai transferir "de imediato" embaixada para Jerusalém
Notícias ao Minuto

16:20 - 24/03/19 por Lusa

Mundo Presidente

"As Honduras vão abrir imediatamente a missão diplomática oficial e isso vai estender a nossa embaixada para a capital de Israel, Jerusalém", disse Juan Orlando Hernández na abertura da conferência anual do lóbi pró-judaico American Israel Public Affairs Committee (AIPAC), que se realiza em Washington durante três dias.

A iniciativa, recebida com aplausos entre os participantes do AIPAC, decorre depois do Governo das Honduras ter anunciado, no final de 2018, que estava a ponderar a mudança da embaixada para Jerusalém.

Na sua intervenção no AIPAC, Juan Orlando Hernández agradeceu a Israel a cooperação com as Honduras e defendeu que o relacionamento continue nesse caminho.

"Desde que assumi a Presidência, recebemos cooperação técnica de Israel em questões de segurança o que ajudou as Honduras a salvar dezenas de milhares de vidas", disse o chefe de Estado hondurenho, que assumiu o poder em 2014.

Juan Orlando Hernández fez estas declarações acompanhadas pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia, também convidado de honra da edição deste ano do AIPAC.

Em maio de 2018, os Estados Unidos foram o primeiro país a transferir a sua embaixada para Jerusalém, decisão que foi seguida pela Guatemala.

A conferência anual do AIPAC, que começou hoje em Washington, conta com a presença do vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Na sessão de abertura, o diretor executivo do AIPAC, Howard Kohr, destacou a importância do bom relacionamento entre os Estados Unidos e Israel.

"O que une o nosso movimento pró-Israel é a paixão de aproximar os Estados Unidos a Israel para o benefício de ambos e para o benefício de todos", disse Howard Kohr.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório