Meteorologia

  • 19 ABRIL 2019
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 14º

Edição

Médica trabalha em hospital que lhe salvou a vida quando nasceu prematura

Tammy nasceu às 24 semanas de gestação, com apenas 600 gramas. Hoje ajuda bebés e famílias a enfrentar a mesma situação.

Médica trabalha em hospital que lhe salvou a vida quando nasceu prematura

Quando Tammy Lewis nasceu tinha apenas 24 semanas de gestação e pesava menos de 600 gramas. A probabilidade de sobreviver era de 5 a 10%. Contudo, superou todas as expetativas e agora, aos 34 anos, trabalha na unidade neonatal do mesmo hospital que lhe salvou a vida.

A história é contada pela própria à CNN. “Eu fui o bebé mais pequeno da época do estado do Texas e sobrevivi. Nasci com 24 semanas, enquanto a gestação normal é de 40”, conta a médica do Centro Médico Infantil de McLane, Baylor Scott&White, localizado no estado norte-americano do Texas.

Tammy passou os primeiros três meses e meio da sua vida nos cuidados intensivos desta unidade. Era "minúscula" e estava ligada às máquinas de suporte de vida que ajudaram os seus pequenos pulmões a respirar.

Já na adolescência, Tammy decidiu que queria ingressar em medicina para “ajudar bebés e famílias” que têm de enfrentar a mesma situação.

Hoje, trabalha diretamente com crianças ligadas a ventiladores e tubos de respiração, como os que a salvaram, e com alguns dos médicos e enfermeiros que a trataram quando era prematura.

Enquanto trata dos pacientes, Tammy traz esperança para as famílias ao compartilhar a sua história de sobrevivência.

“Os pais têm de lidar constantemente com más notícias e precisam de um pouco de esperança nesses momentos. Há histórias de sucesso e eu sou uma delas”, sublinha.

Tammy é hoje mãe de duas meninas, uma de seis e outras de três. Nenhuma nasceu prematura, mas a mais nova ameaçou nascer às 37 semanas, algo assustador para a médica que lida todos os dias com a dor de ter um bebé prematuro internado num hospital.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório