Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Jovem não vacinado vai para tribunal por não o deixarem jogar basquetebol

Nos Estados Unidos têm surgido surtos de doenças outrora quase erradicadas. Especialistas têm alertado para os riscos do crescimento do movimento anti-vacinas.

Jovem não vacinado vai para tribunal por não o deixarem jogar basquetebol
Notícias ao Minuto

09:44 - 20/03/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Kentucky

Em plena 'febre antivacinas', um fenómeno de desinformação crescente que já levou a Organização Mundial de Saúde a lembrar a importância da vacinação, surge o caso de um jovem de 18 anos que vai avançar com processo em tribunal porque não o deixam praticar uma modalidade sem estar vacinado.

O processo que deu entrada na passada semana num tribunal no Kentucky foi aberto pelo jovem Jerome Kunkel, de 18 anos, contra ao departamento de saúde daquele estado norte-americano.

Em causa está o facto de o rapaz, que não é vacinado (nomeadamente contra a varicela), estar impedido de integrar a equipa de basquetebol da escola que frequenta.

O jovem alega que não estão a ser respeitados os seus direitos de liberdade religiosa. Explica o jornal New York Times que o rapaz em causa considera que ser vacinado seria "contra as suas crenças religiosas enquanto católico praticante" porque a vacina contém "células de fetos abortados".

Adianta o mesmo jornal nova-iorquino que a escola onde o jovem estuda é católica e que a decisão de impedir o jovem de frequentar a equipa de basquetebol não surgiu por acaso. Foi tomada já após a escola ter recebido dois avisos por parte das autoridades de saúde locais, na sequência de um surto de varicela.

O rapaz era anteriormente o capitão da equipa.

As autoridades de saúde defendem a decisão da escola de manter o jovem afastado da equipa enquanto não se for vacinar. "É uma resposta a uma ameaça à saúde pública e uma resposta adequada e necessária para prevenir a propagação desta doença contagiosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório