Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

China pronta a ajudar Venezuela após apagão

A China afirmou hoje estar pronta para "prestar assistência técnica" à Venezuela, que sofre desde quinta-feira passada o pior apagão da sua história, no meio de uma grave crise política e social.

China pronta a ajudar Venezuela após apagão
Notícias ao Minuto

11:15 - 13/03/19 por Lusa

Mundo Apoio

O porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Lu Kang, afirmou que "se o governo venezuelano precisar de ajuda, a China a prestará da melhor maneira possível".

Lu revelou que Pequim "está muito preocupado" com os apagões e expressou esperança de que a Venezuela "possa descobrir a causa desse problema e restaurar o fornecimento de eletricidade e a ordem social".

"A China está disposta a oferecer assistência e apoio técnico à Venezuela", disse o porta-voz.

Questionado se Pequim planeia enviar "especialistas" para a Venezuela, em breve, para resolver o problema, Lu limitou-se a afirmar que "não há informações sobre o envio de especialistas".

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que o apagão se deve a um ciberataque coordenado dos Estados Unidos.

Maduro disse que iria pedir ajuda à ONU e aos seus aliados China, Cuba, Rússia e Irão, para investigar o alegado "ataque cibernético" que terá causado o apagão.

Lu não confirmou, no entanto, se acredita na versão de Maduro.

Entretanto, o chefe do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, reconhecido por cerca de cinquenta países como presidente do país, liderou na terça-feira protestos da oposição devido à falha na energia elétrica.

Em 24 de janeiro passado, a China expressou o seu apoio ao Governo venezuelano, liderado por Nicolás Maduro, e condenou a "intromissão nos assuntos internos" do país pelos Estados Unidos, depois de Washington ter reconhecido o líder provisório autoproclamado, Juan Guaidó.

No entanto, na semana seguinte, Pequim revelou-se menos enfático no seu apoio a Maduro, afirmando que mantém "contactos estreitos com todas as partes" envolvidas na crise política na Venezuela, "através de vários canais".

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório