Três deputadas pró-UE demitem-se do partido de May por acordo de Brexit

As três mulheres conservadoras abandonaram o partido devido à sua "viragem à direita".

Notícia

© Reprodução

Sara Gouveia
20/02/2019 11:48 ‧ 20/02/2019 por Sara Gouveia

Mundo

Reino Unido

Três deputadas, Anna Soubry, Sarah Wollaston e Heidi Allen escreveram uma carta conjunta a Theresa May para confirmar a sua demissão do partido Conservador, devido à sua "viragem à direita". A primeira-ministra britânica disse estar "entristecida" pela decisão, mas garantiu que o seu partido iria propor "sempre políticas decentes, moderadas e patrióticas", conta a BBC.

O trio a favor da continuação do Reino Unido na União Europeia vai juntar-se ao Grupo Independente, um grupo do parlamento formado esta semana composto por oito dissidentes trabalhistas que abandonaram o seu partido por divergências com a estratégia para o Brexit e por antissemitismo.

Na carta, dizem que o partido estava "nas mãos" do Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte e do European Research Group (um grupo eurocético)  no que dizia respeito ao Brexit e que houve um "fracasso" para os enfrentar. Acrescentando ainda que deixar a União Europeia "redefiniu o Partido Conservador, desfazendo todos os esforços para modernizá-lo".

"Consideramos inconcebível que um partido, anteriormente confiado com a economia, mais do que outro qualquer, esteja agora a conduzir o país para o abismo de um não acordo", continuam.

As deputadas deram ainda conta no comunicado que a sua demissão surge na sequência "da desastrosa forma como o governo conduziu o Brexit".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas