Um cão chamado Kingston está de volta com a sua família, 101 dias depois de ter saltado da carrinha quando fugiam dos fogos devastadores da Califórnia, nos Estados Unidos.
O akita, de 12 anos, foi reunido com a família na passada segunda-feira depois de se terem separado quando os Ballejos fugiam da cidade o ano passado.
"Quando descobri vieram-me as lágrimas aos olhos", confessou Gabriel Ballejos, o dono de Kingston a uma televisão local, citada pela Associated Press. "Estou tão orgulhoso dele, nem consigo acreditar. É um verdadeiro sobrevivente", acrescentou.
Gabriel garante que nunca perderam a esperança e que continuaram a colar cartazes e a contactar canis em busca do seu amigo de quatro patas.
A família recebeu uma chamada depois de o voluntário de resgate animal Ben Lepe ter conseguido encontrar Kingston no passado domingo e o levar para um grupo de resgate animal local. Os voluntários viram uma mensagem sobre aquele cão desaparecido no Facebook e conseguiram contactar a família.
Os Ballejos creem que o animal sobreviveu a comer doninhas, porque antes dos incêndios costumava caçá-las e cheirava como se tivesse estado perto de algumas quando o encontraram.
Desde os incêndios da Califórnia já foram resgatados mais de 200 animais.