Morreu marinheiro lusodescendente da fotografia do beijo em Times Square

George Mendonsa morreu aos 95 anos.

Notícia

© Life/ Alfred Eisenstaedt

Notícias ao Minuto
19/02/2019 10:34 ‧ 19/02/2019 por Notícias ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

O veterano da Segunda-Guerra Mundial, George Mendonsa, confirmado como sendo o marinheiro a beijar a enfermeira na imagem icónica captada na Times Square, morreu no domingo aos 95 anos. O óbito foi confirmado pela filha.

George, filho de emigrantes portugueses, vivia numa residência de vida assistida, em Rhode Island, nos EUA, e vinha a sofrer há algum tempo de insuficiência cardíaca grave, referiu a filha, Sharon Molleur, à NBC. Esta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, completaria 96 anos.

A famosa fotografia foi tirada a 14 de agosto de 1945 por Alfred Eisenstaedt e publicada na revista Life como sendo uma cena dos festejos dos americanos pela rendição dos Japoneses aos Aliados e pelo fim da guerra. A imagem tornou-se uma das imagens mais duradouras do século XX, mas quando foi publicada não havia legenda com a identidade do par.

Durante décadas várias pessoas se identificaram como sendo o marinheiro e a enfermeira, pelo menos 11 homens e três mulheres alegaram estar na fotografia. Mas George sempre deu conta de que se lembrava exatamente daquele momento, além disso tinha as mãos iguais e uma cicatriz no mesmo sítio que o homem da fotografia. Depois de uma investigação que recorreu a reconhecimento facial e entrevistas deu-se como provado de que se tratava do mesmo marinheiro.

Segundo George, estava de licença da Marinha em Manhattan quando o fim da Guerra foi anunciado, ficou tão assoberbado pelo momento que viu uma enfermeira jovem e sentiu-se obrigado a beijá-la.

"Ele estava muito orgulhoso do serviço que tinha prestado, da fotografia e do que significava. Sempre, por muitos anos depois, continuava a ser uma parte importante da sua vida", recordou a filha.

Nem o veterano, nem a enfermeira, que veio mais tarde a ser identificada como uma assistente dentária chamada Greta Zimmer Friedman, sabiam que a fotografia tinha sido tirada para a posteridade. Greta morreu em 2016 aos 92 anos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas