Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Morreu Bruno Ganz, ator que interpretou últimos dias d'A Queda de Hitler

Ator tinha 77 anos.

Morreu Bruno Ganz, ator que interpretou últimos dias d'A Queda de Hitler
Notícias ao Minuto

11:20 - 16/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Óbito

Morreu, aos 77 anos de idade, o ator suíço Bruno Ganz.

Foi no teatro que Bruno Ganz começou a sua carreira, ainda nos anos 60. Em 1970 fundou com Peter Stein a companhia de teatro Schaubuehne, sediada em Berlim.

Foi a agente do ator, Patricia Baumbauer, quem confirmou a sua morte, dá conta o New York Times. Bruno Ganz morreu na casa onde morava, em Zurique, no seu país natal. No verão do ano passado, o ator foi diagnosticado com um cancro no cólon numa altura em que colaborava com a organização do festival de cinema de Salzburgo.

Ao longo dos anos foram vários os pais de relevo do ator.

O destaque maior será para a sua premiada e muito elogiada interpretação de um Adolf Hitler, já 'quebrado', nos últimos dias do regime nazi, em 'A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich', de 2004.

Foi também Bruno Ganz quem interpretou o anjo Damiel, em 'As Asas do Desejo' (1987), um dos filmes maiores de Wim Wenders, que narra a história de um anjo cansado de supervisionar os seres humanos, que deseja ser um de nós.

A sua interpretação em 'Pão e Tulipas' (2000), de Silvio Soldini, valeu-lhe um Donatello Award, um 'Óscar italiano'.

Ao longo dos anos o ator destacou-se em palco, no pequeno e no grande ecrã. Entrou em cerca de 80 filmes, a trabalhar maioritariamente em produções europeias, mas também norte-americanas, como 'O Leitor' (2008).

A interpretação de Bruno Ganz de Hitler tornou-se ao longo dos anos uma inspiração corrente para o humor online, com as imagens a servirem de ferramenta humorística para os mais diversos assuntos.

Não foram, no entanto, acaso algum os elogios à interpretação de Bruno Ganz.

Eis a famosa cena de Bruno Ganz como um Hitler a viver o fim do seu regime, no original e com as devidas legendas em inglês.

[Notícia atualizada às 11h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório