Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Azam desafiou leis e costumes com um lenço no ar. "Foi pela minha filha"

"Sabia que ia ser detida".

Azam desafiou leis e costumes com um lenço no ar. "Foi pela minha filha"
Notícias ao Minuto

08:32 - 14/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Irão

Há um ano, Azam Jangravi subiu a uma caixa de eletricidade, tirou o seu lenço e abanou-o no ar.

O momento podia ser simples brincadeira, uma particularmente tonta se pensarmos que, com uma filha pequena ao seu cuidado, Azam teria mais com que se preocupar.

Mas o gesto de Azam foi feito no 'coração' de Teerão, a capital iraniana e um país onde os costumes e as leis islâmicas são sinónimo de cadeia para quem não os cumpre. Com uma filha a cargo, Azam recorda o seu "coração a palpitar". "Sabia que ia ser presa". Mas fê-lo, pela sua filha, que tem hoje em dia oito anos de idade.

Além de poder ter de cumprir pena pelo gesto desafiante de retirar o lenço que lhe cobria o rosto, o tribunal chegou a ameaçar tirar-lhe a filha.

Felizmente, ainda antes de começar a cumprir pena, conseguiu escapar cm a ajuda de contrabandistas. "Tudo aconteceu tão depressa, deixei a minha vida, a minha casa, o meu carro".

A agência Reuters falou com Azam num local não revelado, numa altura em que esta mulher espera a confirmação do seu pedido de asilo. Se voltasse hoje ao Irão, sofreria consequências. Por isso, procura prosseguir a sua vida longe do seu país mas com a sua filha por perto, a razão principal para o que fez. "Não quero que a Viana cresça neste país nas mesmas circunstâncias em que cresci".

Notícias ao MinutoAzam Jangravi na companhia da filha, Viana, num local não revelado por questões de segurança© Reuters

Recomendados para si

;
Campo obrigatório