Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Escócia dá licença com vencimento a vítimas de violência doméstica

A medida foi inspirada numa iniciativa semelhante já em prática na Nova Zelândia.

Escócia dá licença com vencimento a vítimas de violência doméstica
Notícias ao Minuto

13:30 - 13/02/19 por Sara Gouveia

Mundo South Ayrshire

A área de conselho escocesa de South Ayrshire tornou-se a primeira localidade da Europa a oferecer uma licença de dez dias com vencimento às vitimas de violência doméstica. A medida foi aprovada por unanimidade e é inspirada numa política semelhante aplicada na Nova Zelândia.

Os funcionários públicos vão ainda receber apoio para consultas médicas, aconselhamento psicológico e jurídico, para procurarem um local seguro para morar e para visitarem agências de apoio.

A medida surgiu após a apresentação de uma moção por uma representante do Partido Nacional Escocês (SNP), Laura Brenna-Whitefield, e por Brian McGinley, do Partido Trabalhista Escocês. 

Brenna-Whitefield classificou, em declarações ao Independent, a mudança como sendo “fantástica”, acrescentando que os funcionários públicos e os seus responsáveis são treinados para entender a violência doméstica.

“Sinto que South Ayrshire está a abrir o caminho e fico muito satisfeita que sejamos a primeira área de conselho a ter feito isto”, destacou. “É um reconhecimento de que estamos a cuidar dos mais vulneráveis. Espero que as outras áreas de conselho e as outras organizações façam o mesmo”, rematou.

A diretora da associação Women’s Aid de South Ayrshire, Hazel Bingham, disse não ter dúvidas de que a medida iria fazer uma “diferença longa e duradoura nas pessoas numa altura em que precisam mais de ajuda”.

De referir que a Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a aprovar legislação, em julho do ano passado, que permitia às vítimas de violência doméstica terem licença com vencimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório