Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O poderoso anúncio no Super Bowl que transmite uma importante mensagem

Anúncio transmitido no Super Bowl não passou despercebido pela forte mensagem que transmite em relação ao jornalismo.

Notícias ao Minuto

11:05 - 04/02/19 por Andrea Pinto

Mundo Washington Post

"A informação torna-nos mais fortes, ajuda-nos a tomar decisões e mantém-nos livres". Esta é a importante mensagem transmitida pelo anúncio do Washington Post e que foi transmitido na noite deste domingo durante a grande final do campeonato de futebol americano, o SuperBowl.

Uma mensagem que tem como principal protagonista o jornalismo e todos aqueles que diariamente relatam "histórias, custe o que custar". Muitos deles pondo em risco as suas próprias vidas.

"A democracia morre na escuridão" é o mote do anúncio que homenageia todos os que perderam a vida ao serem portadores de informação que muitos não querem que seja revelada, e de que são exemplo Austin Tice, jornalista capturado na Síria; Marie Colvin, morta  em 2012, e Jamal Khashoggi, morto em 2018 aquando de uma visita à embaixada da Arábia Saudita em Istambul, Turquia.

Tom Hanks é quem dá voz ao poderoso anúncio. Recorde-se que o ator protagonizou com Meryl Street o filme 'The Post', história que revela a luta do jornal contra o governo para revelar histórias sobre o envolvimento dos norte-americanos na guerra do Vietname e nos bombardeamentos em Laos e no Cambodja.

Em 2017, e durante a cerimónia dos Óscares, um anúncio semelhante havia sido transmitido numa clara alusão e crítica a Donald Trump, pela 'guerra' que o próprio tem protagonizado contra os órgãos de comunicação social do seu país. O anúncio televisivo falava sobre "verdades difíceis" e era uma resposta ao facto de o The New York Times ter sido barrado numa conferência de imprensa na Casa Branca, juntamente com outros media.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório