Meteorologia

  • 17 JANEIRO 2020
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 14º

Edição

É assim a cápsula de 300 quilos que vai levar os mineiros até Julen

Cápsula de metal foi fabricada em poucos dias dias por ferreiros locais, em Málaga.

Foi uma ideia do Consórcio Provincial de Bombeiros de Málaga e foi executada em poucos dias por ferreiros locais. Trata-se de uma espécie de elevador que será deslizado pelo túnel com a ajuda de uma grua, conforme explica o El País.

Esta manhã de domingo, diz o periódico, já com a grua e a cápsula no local, os operacionais estiveram a preparar o terreno em redor da cavidade, para que o trabalho dos mineiros possa ser o mais célere possível.

Às 16h da tarde (15h em Portugal) já tinham perfurando 40 dos 60 metros necessários de profundidade para chegar ao local onde se encontrará o menino de dois anos que, no domingo passado, caiu no poço, próximo da sua casa em Totalán.

Depois de escavados os 60 metros de profundidade, chega a vez deste elevador. A cápsula metálica será introduzida e permitirá a dois mineiros construir uma galeria horizontal para ligar este túnel à câmara onde se encontra a criança.

Julián Moreno, diretor técnico do Consórcio Provincial de Bombeiros, explicou que a cápsula, em forma de jaula, é feita de ferro e tem 1,05 metros por 2,5 metros de altura e pesa cerca de 300 quilos. Tem capacidade para duas pessoas com material para escavação ou três sem material.

Recorde-se que no local estão elementos do serviço 112, do Consórcio Provincial de Bombeiros, Proteção Civil, a Equipa de Resgate e Intervenção de Montanha (EREIM) de Álora e Granada, submarinistas e bombeiros de Málaga.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório