Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Moscovici assinala em Atenas regresso da Grécia à "normalidade europeia"

O comissário europeu para os Assuntos económicos e financeiros, Pierre Moscovici, assinalou hoje em Atenas o regresso da Grécia à "normalidade europeia" e destacou o apoio da Comissão Europeia ao recente acordo entre a Grécia e a Macedónia (Fyrom).

Moscovici assinala em Atenas regresso da Grécia à "normalidade europeia"
Notícias ao Minuto

18:20 - 16/01/19 por Lusa

Mundo Comissários

"A Grécia regressou à normalidade no interior da zona euro", declarou Moscovici após reunir-se com o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras.

O comissário sublinhou que devido ao 'superavit' primário, que exclui o pagamento da dívida, a Grécia conseguiu reverter a decisão sobre um novo corte nas pensões de reforma, e acrescentou que "ninguém pretendia que os reformados sofressem ainda mais".

Moscovici anunciou reuniões com representantes do setor bancário e patronal, a quem vai transmitir "uma mensagem positiva".

"As coisas vão no bom caminho. Agora, tem que se transformar a Grécia numa verdadeira história de sucesso", acrescentou.

O comissário europeu sublinhou que "sempre se pode melhorar" e defendeu a necessidade de prosseguir as reformas e solucionar o problema das dívidas com a banca.

A visita do comissário, programada há algum tempo, coincide com a votação prevista para esta noite de um voto de confirmação do Governo de Tsipras no Vouli, o parlamento grego, na sequência das divergências em torno do acordo de Prespa com a Antiga república jugoslava da Macedónia (Fyrom), onde foi acordada a nova designação de "República da Macedónia do Norte".

No domingo, o líder dos Gregos Independentes (Anel), Panos Kammenos, demitiu-se de ministro da Defesa e rompeu a coligação governamental, retirando ao Syriza, o partido de Tsipras, a maioria parlamentar.

Moscovici manifestou o apoio da Comissão ao acordo de Prespa sobre a mudança do nome do pequeno país balcânico e que deverá terminar com um prolongado contencioso entre os dois vizinhos, caso seja legitimado pelo parlamento grego.

"Não apenas a Comissão, mas também todos os Estados-membros consideram o acordo um êxito importante e julgamos que deve ser apoiado", afirmou, acrescentando que a Europa pretende reconciliar os povos e remediar as feridas do passado.

Segundo os media locais, e ao felicitar Tsipras, o comissário europeu referiu-se à Fyrom apenas como "Macedónia".

"Da próxima vez que venha, estará obrigado a dizer 'Macedónia do Norte' e não 'Macedónia', e isso é o mais importante para nós [gregos]", respondeu Tsipras.

Moscovici visita a Grécia a convite da Câmara de comércio heleno-francesa e tem ainda previstas reuniões com o vice-primeiro-ministro e ministro da Economia, Iannis Dragasakis, o ministro das Finanças, Euklides Tsakalotos, e a ministra do Trabalho, Efi Ajtsioglu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório