Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia reforça postura em disputa de ilhas Curilas com o Japão

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, insistiu hoje que o Japão deve reconhecer que as disputadas ilhas Curilas, no Pacífico, são parte do território russo como ponto de partida para as negociações.

Rússia reforça postura em disputa de ilhas Curilas com o Japão
Notícias ao Minuto

18:05 - 14/01/19 por Lusa

Mundo Sergey Lavrov

A declaração do ministro russo, depois de conversações com o seu homólogo japonês, Taro Kono, refletem os esforços de Moscovo para moderar as expectativas japonesas de um acordo iminente.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, expressou recentemente a esperança de que este ano seja um marco na solução da disputa territorial e sobre uma mudança iminente no estatuto das ilhas - observações que indignaram Moscovo.

"A soberania da Rússia sobre as ilhas não está sujeita a discussão. Elas [as ilhas] fazem parte do território da Federação Russa", disse Sergey Lavrov aos jornalistas, sublinhando que a Carta das Nações Unidas (ONU) apoia a posição de Moscovo.

Lavrov disse que Moscovo considerou as recentes declarações do primeiro-ministro japonês inaceitáveis.

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, salientou que os dois países precisam de resolver o problema territorial para preparar a expansão dos laços económicos, entre outros.

Moscovo e Tóquio estão há mais de sete décadas sem assinar o tratado de paz depois do conflito armado devido ao contencioso territorial sobre estas ilhas, retiradas ao Japão pela então União Soviética.

Em maio de 2018, O presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, analisaram, em Moscovo, as negociações sobre atividades conjuntas nas ilhas Curilas do sul, disputadas por ambos países, e acordaram acelerar as ações para a sua conclusão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório