Na véspera de tomar posse como a primeira congressista somali-norte-americana (e uma das primeiras muçulmanas), a democrata Ilhan Omar fez nota, através do Twitter, do seu incrível percurso desde a chegada aos Estados Unidos, relembrando que foi ao aeroporto de Washington que chegou há 23 anos como refugiada.
“Há 23 anos, vindos de um campo de refugiados do Quénia, o meu pai e eu chegávamos a um aeroporto de Washington. Hoje, voltamos ao mesmo aeroporto na véspera da minha tomada de posse como a primeira congressista somali-norte-americana”, escreveu Oman na legenda de uma fotografia com o pai, a caminhar no Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington.
Recorde-se que as democratas Ilhan Omar e Rashida Tlaib tornaram-se nas duas primeiras mulheres muçulmanas a serem eleitas para o Congresso dos Estados Unidos, ao vencerem as eleições intercalares nos estados do Minnesota e Michigan, respetivamente.
23 years ago, from a refugee camp in Kenya, my father and I arrived at an airport in Washington DC. Today, we return to that same airport on the eve of my swearing in as the first Somali-American in Congress. #Hope #Ilhan pic.twitter.com/jVeP3DOipN
— Ilhan Omar (@IlhanMN) 2 de janeiro de 2019
Ilhan Omar, do Partido Trabalhista dos Agricultores Democratas do Minnesota, chegou ao país com 12 anos de idade, como refugiada. Ocupará o lugar deixado pelo congressista do Minnesota Keith Ellison, o primeiro homem muçulmano eleito para o Congresso. Ellison saiu para se candidatar a procurador-geral do Minnesota.