Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Chegou há 23 anos como refugiada. Hoje tomou posse no Congresso americano

Ilhan Omar chegou aos Estados Unidos como refugiada, com 12 anos de idade. Hoje tomou posse como a primeira congressista somali-norte-americana.

Chegou há 23 anos como refugiada. Hoje tomou posse no Congresso americano
Notícias ao Minuto

16:11 - 03/01/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Ilha

Na véspera de tomar posse como a primeira congressista somali-norte-americana (e uma das primeiras muçulmanas), a democrata Ilhan Omar fez nota, através do Twitter, do seu incrível percurso desde a chegada aos Estados Unidos, relembrando que foi ao aeroporto de Washington que chegou há 23 anos como refugiada.

“Há 23 anos, vindos de um campo de refugiados do Quénia, o meu pai e eu chegávamos a um aeroporto de Washington. Hoje, voltamos ao mesmo aeroporto na véspera da minha tomada de posse como a primeira congressista somali-norte-americana”, escreveu Oman na legenda de uma fotografia com o pai, a caminhar no Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington.

Recorde-se que as democratas Ilhan Omar e Rashida Tlaib tornaram-se nas duas primeiras mulheres muçulmanas a serem eleitas para o Congresso dos Estados Unidos, ao vencerem as eleições intercalares nos estados do Minnesota e Michigan, respetivamente.

Ilhan Omar, do Partido Trabalhista dos Agricultores Democratas do Minnesota, chegou ao país com 12 anos de idade, como refugiada. Ocupará o lugar deixado pelo congressista do Minnesota Keith Ellison, o primeiro homem muçulmano eleito para o Congresso. Ellison saiu para se candidatar a procurador-geral do Minnesota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório