Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Coletes amarelos: Manifestação de Paris regista mais de 300 interpelações

A manifestação do movimento coletes amarelos, marcada para este sábado, 8 de dezembro, em Paris, contabiliza já mais de 300 interpelações.

Coletes amarelos: Manifestação de Paris regista mais de 300 interpelações
Notícias ao Minuto

08:44 - 08/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

A imprensa francesa adianta que, pelas 9 horas deste sábado, as forças policiais já haviam interpelado 317 manifestantes que integram o protesto dos coletes amarelos, em Paris, prevendo-se que esse número aumente à medida que as horas passam. A maioria destas interpelações estão relacionadas com a posse de materiais perigosos e objetos utilizados para arremesso, nomeadamente bolas de petanca. 

Mais de 90 mil agentes policiais foram mobilizados para o quarto sábado consecutivo de protestos dos "coletes amarelos" e veículos blindados que não eram usados desde os tumultos de 2005 voltam à cena dos conflitos.

As autoridades policiais dizem ter informação de que grupos radicais rebeldes se vão infiltrar nas manifestações de hoje, armados e perigosos.

Por isso, ao longo da semana, foram distribuídos folhetos aconselhando os comerciantes a não abrir as portas e os funcionários a não se aproximarem da zona onde a manifestação se vai realizar.

Uma dezena de museus, incluindo o Louvre, e pontos turísticos como a torre Eiffel estarão encerrados, tal como vários grandes armazéns e muitas das lojas do luxuoso bairro à volta da avenida dos Campos Elísios.

Uma marcha pelo ambiente, marcada para este sábado, foi deslocada para outra zona da cidade, procurando que não haja mais misturas num cenário que se pode tornar explosivo, depois de declarações inflamadas de membros do movimento "coletes amarelos".

O anúncio de suspensão de aumentos de impostos sobre combustíveis, anunciado esta semana pelo governo, parece não ter produzido efeito.

A tensão que se vive em Paris levou o Governo português a desaconselhar os portugueses a deslocarem-se até à capital francesa este sábado

[Notícia atualizada às 9h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório