Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Tensão em Paris: 'Coletes amarelos' em confrontos com polícia

Manifestantes do movimento 'coletes amarelos' envolveram-se em confrontos com a polícia, na manhã deste sábado, em Paris. Há já 46 detidos.

Tensão em Paris: 'Coletes amarelos' em confrontos com polícia
Notícias ao Minuto

09:16 - 01/12/18 por Melissa Lopes

Mundo Manifestação

A manifestação ‘coletes amarelos’ perdura em solo francês, tendo a manhã deste sábado começado com cenas de violência nos Campos Elíseos, em Paris. 

O movimento dos 'coletes amarelos' surgiu há duas semanas em França como protesto contra a subida dos impostos nos combustíveis e tinha já alastrado à região francófona belga da Valónia.

Por volta das 09:00 locais (08:00 em Lisboa) deste sábado, os manifestantes tentaram forçar um posto de controlo na praça da Estrela, provocando uma resposta da polícia, que usou gás lacrimogéneo.

Desde as 06:00 locais (05:00 em Lisboa), a avenida parisiense está fechada ao tráfego e sujeita a uma vigilância policial apertada para evitar grandes aglomerações de pessoas.

Duas pessoas foram presas por transportar armas proibidas, segundo uma fonte policial.

Depois de serem dispersos da praça do Arco do Triunfo, que ainda estava aberta ao tráfego, os manifestantes, alguns encapuzados e mascarados, recuaram para as avenidas adjacentes, disse um jornalista da AFP.

Numa delas, a avenida Mac-Mahon, latões de lixo foram derrubados e incendiados, provocando um pequeno incêndio no meio da estrada.

Entretanto, o Le Parisien, que está acompanhar a situação ao minuto, fala já em mais de 30 detidos nestes confrontos. 

Pelas 11h15 [10h15, em Lisboa], as imagens em direto da capital francesa mostravam que a tensão e os confrontos perduravam nas proximidades do Arco do Triunfo. Há mais de 5000 polícias destacados para as ruas de Paris para responder à violência do movimento que começou por ser pacífico. 

De acordo com o ministro do interior francês, Christophe Castaner, a violência explica-se pelos cerca de 1500 manifestantes "desordeiros". 

[Notícia atualizada às 10h20]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório