Coreia do Sul proíbe livro francês 'Os 120 dias de Sodoma'

O romance do Marquês de Sade, ‘Os 120 dias de Sodoma’, foi banido, esta quarta-feira da Coreia do Sul por, segundo as autoridades, “obscenidade extrema”.

--

©

Notícias Ao Minuto com Lusa
19/09/2012 19:08 ‧ 19/09/2012 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo

Literatura

Escrito pelo marquês francês no século XVIII, o romance foi banido do país onde começou a ser vendido desde Agosto, por ordem da Comissão de Ética para as Publicações sul-coreana, disse à agência AFP um responsável da comissão, Jang Tag-Hwan.

A editora, que publicou o livro onde são detalhadas as orgias sexuais de quatro libertinos franceses ricos, que violam, torturam e finalmente matam as vítimas, na maioria adolescentes, anunciou que vai recorrer da decisão e que, se o apelo for rejeitado, levará o caso a tribunal.

"Este livro não é sobre a promoção da pornografia e da violência... antes critica o lado obscuro da natureza humana que leva a tais actos", disse Lee Yoong, responsável da editora Dongsuh Press.

Apesar de ter sido dada a ordem para que os livros fossem recolhidos e destruídos, ‘Os 120 dias de Somoda’ vão continuar à venda até que haja uma decisão sobre o apelo apresentado pelo editor.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas