Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Enjoos matinais eram tão fortes que decidiu interromper gravidez

A hiperêmese gravídica é uma complicação da gravidez caracterizada por náuseas e vómitos de tal forma graves que provocam perda de peso e desidratação.

Enjoos matinais eram tão fortes que decidiu interromper gravidez
Notícias ao Minuto

12:58 - 11/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Relato

Trata-se do relato na primeira pessoa e que foi partilhado com o Metro UK. 

A mulher conta que os seus enjoos matinais de gravidez eram tão graves, que chegou a pensar no suicídio. Isso não chegou a acontecer, mas a mulher, de 25 anos, decidiu interromper a gravidez de modo a pôr fim ao seu sofrimento.

A situação não será anormal e é conhecida como hiperêmese gravídica, "um termo simpático" para algo que causa tanto sofrimento, alega. Esta constitui  uma complicação da gravidez caracterizada por náuseas e vómitos de tal forma graves que provocam perda de peso e desidratação.

A mulher conta que os seus enjoos eram de tal forma graves que deixou de conseguir lavar os dentes por causa do sabor da pasta, vomitava mais de 30 vezes ao dia e dava por si muitas vezes deitada na banheira com a água a escorrer para ver se esta lhe acalmava as dores. A mulher diz que se esforçou para conseguir comer, visto que estava sempre de estômago vazio de tanto vomitar, mas qualquer coisa que ingerisse tinha que ser deitada cá para fora momentos depois.

Esta congratula-se por ter sido acompanhada por uma boa médica, que lhe prescreveu medicamentos que diminuíssem as dores e os enjoos, mas nada resultou e confessa que ainda hoje se sente afetada pela experiência que teve, tendo sido aconselhada a voltar a não engravidar dado que isso poderia ser perigoso para a sua saúde.

A mulher salienta ainda que cerca de 10% das mulheres grávidas que sofrem desta patologia acabam por abortar, ora porque sentem que não são apoiadas ou porque é lhes negado acesso a medicação que as pode ajudar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório