Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Bolsonaro ou Haddad? É hoje o dia de eleger próximo presidente do Brasil

Brasil vive hoje uma das eleições mais conturbadas dos últimos anos.

Bolsonaro ou Haddad? É hoje o dia de eleger próximo presidente do Brasil
Notícias ao Minuto

08:21 - 28/10/18 por Andrea Pinto

Mundo Presidenciais

O Brasil vive hoje aquela que será a reta final de uma das eleições mais conturbadas dos últimos tempos no país. Jair Bolsonaro e Fernando Haddad são os candidatos que protagonizam o frente a frente para decidir quem governará o rumo do país nos próximos anos.

Jair Bolsonaro, candidato de extrema direita, defensor de medidas como a esterilização dos pobres, é quem segue à frente nas projeções do Data Folha. É, porém, também, o candidato mais controverso e que maior indignação tem gerado junto da população brasileira e até mundial. Acusado de ser homofóbico, fascista e ditador, o candidato deu azo à campanha #EleNão, que proliferou um pouco por todo o mundo.

Para muitos, votar Bolsonaro é promover "o ódio e a violência" no país mas a verdade é que, num país onde as pessoas têm cada vez mais medo e se dizem fartas de violência e da pobreza, o líder do Partido Social Liberal foi o que mais votos reuniu na primeira ronda das votações, havendo quem considere que é a mudança radical de que o país de Vera Cruz necessita para ‘sambar’ em sentido oposto.

Notícias ao MinutoJair Bolsonaro e Fernando Haddad. Um deles será o próximo presidente do Brasil© Reuters

Do outro lado, surge Fernando Haddad. O candidato de esquerda do Partido Trabalhista (PT) teve uma campanha mais modesta ,mas foi ganhando aos poucos o apoio dos brasileiros, que não o vendo como o candidato ideal para o Brasil, consideram que é provavelmente “um mal menor”.

O “bom aluno de Lula”, como o próprio se auto intitulou, tentou sempre ganhar o afeto daqueles “que vão para a luta por um mundo melhor”. Contra ele tem o facto de representar um partido que foi nos últimos anos altamente visado por acusações e condenações por corrupção.

A menos de 24 horas de se conhecer o veredito final, sabe-se que os últimos dias não têm sido de ‘bons ventos’ para Bolsonaro, que tem visto as intenções de voto a seu favor caírem. A última sondagem realizada pelo Data Folha, na noite deste sábado, dá conta de que a distância que separa os dois candidatos é de apenas 10%. Torna-se assim arriscado conseguir afirmar com certeza quem será o escolhido da noite.

Considerando os votos totais, o Data Folha mostra que o candidato de extrema direita do PSL tem 47% contra 39% de Haddad. Há ainda 8% de brancos e nulos e 5% de indecisos, nota o El Pais Brasil.

São estes indecisos que poderão ainda fazer a diferença na escolha final e são eles os grandes alvos das ações de rua que têm marcado as eleições do Brasil nos últimos dias.

As eleições decorrem entre as 8h e as 17 horas locais [11h e 20h em Portugal Continental]. Os resultados começam a ser conhecidos a partir das 19h [22h].

Recomendados para si

;
Campo obrigatório