Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Arqueólogos descobrem criança 'vampira' enterrada em Itália

O corpo foi encontrado com uma pedra na boca, um ritual que os cientistas acreditam ser usado antigamente para evitar que os mortos se levantassem da terra.

Arqueólogos descobrem criança 'vampira' enterrada em Itália
Notícias ao Minuto

12:08 - 14/10/18 por Sara Gouveia

Mundo Ciência

Arqueólogos internacionais descobriram um corpo de uma criança, de 10 anos, numa antiga escavação romana, em Itália, com uma pedra na boca -  o que acreditam fazer parte de algum tipo de ritual para evitar que se 'voltasse' dos mortos.

Os restos mortais foram encontrados por investigadores da Universidade do Arizona e de Stanford, juntamente com cientistas italianos e de acordo com os especialistas, a pedra terá sido inserida intencionalmente como parte de uma prática funerária para parar alguma doença e para que o corpo se levantasse da terra depois de enterrado.

O chamado 'enterro de vampiro' foi descrito pelo arqueólogo e  professor David Soren, encarregue da escavação desde 1987 como "extremamente estranho".

"Nunca vi nada como aquilo. Localmente, estão a chamá-lo 'Vampiro de Lugnano'", explicou citado pela Sky News.

A descoberta foi feita na Necropoli dei Bambini ou Cemitério das Crianças, um local de enterro que data do surto de malária em 400 d.C. e que matou vários bebés e crianças naquela região. 

Outras escavações anteriores revelaram ossos de bebés e crianças, juntamente com objetos associados a magia e feitiçaria, como caldeirões de bronze cheios de cinza, garras de corvos e ossos de sapo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório