As inundações causadas pelas fortes chuvas que se verificaram nas últimas horas na ilha de Maiorca resultaram na morte de pelo menos nove pessoas, de acordo com a imprensa espanhola, citando as autoridades.
Segundo um porta-voz da delegação do Governo espanhol nas ilhas Baleares, seis pessoas cuja identidade é conhecida estão desaparecidas, mas "poderá haver mais".
Sabe-se para já que uma das vítimas mortais é um ex-autarca de Artà, Rafael Gili, de 71 anos, que morreu afogado. Outras duas vítimas mortais são dois britânicos que viajavam num táxi que foi arrastado pelas correntes de água. O condutor continua desaparecido.
Também há britânicos entre os desaparecidos naquela que é a mais turística ilha do arquipélago das Baleares
Todas as pessoas desaparecidas estavam em zonas afetadas pela tromba de água que começou a cair ao fim do dia de terça-feira. Segundo o Governo regional balear caíram até 220 litros de água por metro quadrado na zona de Sant Llorenç, a mais afetada pela intempérie.
A Unidade Militar de Emergências (UME) espanhola enviou para as baleares uma centena de efetivos, oito veículos, uma embarcação, três helicópteros e três cães de rastreio para apoiarem os trabalhos de procura de vítimas e auxílio aos afetados.