Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2018
Tempo
25º
MIN 23º MÁX 27º

Edição

Luke, o jovem com bexiga impressa em 3D. "Vivo uma vida quase normal"

É uma das 10 pessoas no mundo que tem uma bexiga substituta, feita com as próprias células.

Luke, o jovem com bexiga impressa em 3D. "Vivo uma vida quase normal"
Notícias ao Minuto

08:18 - 13/09/18 por Sara Gouveia 

Mundo EUA

A impressão de tecido humano com impressoras 3D especializadas promete transformar a medicina, com implicações para os transplantes de órgãos, para tratamentos de cancro ou desenvolvimento de novos antibióticos.

Luke Massella é uma das 10 pessoas que vive todos os dias com uma bexiga substituta que foi mandada imprimir a partir das suas células. 

O jovem nasceu com uma condição chamada espinha bífida, que lhe deixou um espaço na coluna. Aos 10 anos já tinha sobrevivido a uma dúzia de cirurgias e contradito os médicos que diziam que não ia conseguir andar. Mas subitamente um problema na bexiga começou a fazer-lhe falhar os rins.

Um cirurgião do Boston Children's Hospital retirou uma pequena parte do órgão de Luke e durante dois meses fez crescer uma nova num laboratório. Depois, substituiu a bexiga defeituosa, durante uma intervenção cirúrgica de 14 horas, pela nova.

"Foi como se fosse um transplante de bexiga, mas como foi criada com as minhas células, não tive de lidar com a possibilidade de o meu corpo a rejeitar", contou o jovem à BBC.

Sobreviveu a 17 cirurgias antes de fazer 13 anos e não foi submetido a mais nenhuma depois disso.

Agora, aos 27 anos, já foi treinador de luta em algumas escolas públicas do Connecticut, nos Estados Unidos, e organiza eventos de joalharia. "Vivo praticamente uma vida normal", disse.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório