Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Recordar o 11 de Setembro, 17 anos após o ataque que mudou o mundo

Assinalam-se hoje 17 anos desde os atentados que mudaram os Estados Unidos e o mundo.

Notícias ao Minuto

08:20 - 11/09/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estados Unidos

Na manhã de 11 de Setembro de 2001, Nova Iorque acordou para o horror: um avião embatera numa das Torres Gémeas. Num primeiro momento ainda havia dúvidas sobre o que se passava, mas quando os noticiários de todo o mundo exibiam as imagens do incêndio provocado pelo impacto do primeiro avião, surgia um segundo aparelho que embatia na outra torre.

Houve um outro avião que seguia para Washington mas que nunca chegou ao destino, despenhando-se na Pensilvânia, bem como outro que se despenhou no Pentágono. Mas na 'mente coletiva' o que ficou para a história são as imagens das duas torres. Em tempos poderiam parecer gigantes indestrutíveis. Mas naquele dia o mundo inteiro testemunhou a forma como desabaram sobre si próprias.

O mundo mudou. Nos anos seguintes, os Estados Unidos levaram a guerra até ao Afeganistão e Iraque como retaliação. Aeroportos de todo o mundo mudaram regras de segurança para que nada igual voltasse a acontecer. Bin Laden, o líder da Al-Qaida tido como mentor do ataque há muito que foi abatido. O Médio Oriente, tantas vezes na história palco de violência e tensão, voltou a centrar as atenções sobre si. Ao mesmo tempo, até o canto de Nova Iorque que foi tão devastado naquele dia encontrou nova força e vigor na reconstrução.

Hoje em dia o 11  de Setembro é motivo para as mais variadas teorias da conspiração. Porém, 17 anos depois, há algo que vai para lá do contexto e que nunca pode ser desvalorizado: cerca de três mil pessoas, oriundas de 93 países diferentes, morreram naquela trágica manhã de 11 de setembro de 2001.

Este mês tivemos oportunidade de ver imagens restauradas que mostram a coragem de quem, naquele dia, seguiu na direcção das chamas e detritos e tentou ajudar, salvando vidas ou contando ao mundo o que ali acontecera. 17 anos após o atentado, é também por estes que se assinala esta.

Recorde na galeria imagens do dia que mudou o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório