Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Migrações: Barco italiano com 117 migrantes vai atracar na Catânia

O navio da guarda-costeira italiana com 177 migrantes a bordo que aguarda desde quinta-feira autorização para aportar vai atracar na Catânia, na Sicília, anunciou hoje o Governo de Itália.

Migrações: Barco italiano com 117 migrantes vai atracar na Catânia
Notícias ao Minuto

16:44 - 20/08/18 por Lusa

Mundo Sícilia

"O navio Diciotti vai atracar na Catânia. Os corajosos homens da guarda-costeira cumpriram o seu dever, salvando vidas humanas a 17 milhas de Lampedusa", escreveu o ministro das Infraestruturas e Transportes italiano, Danilo Toninelli, na rede social Twitter.

O ministro pediu à União Europeia (UE) que se "apresse a fazer a sua parte", referindo-se ao acordo alcançado na semana passada para o acolhimento dos migrantes do navio humanitário Aquarius por cinco países europeus, entre os quais Portugal.

Horas antes, uma porta-voz da Comissão Europeia, Tove Ernst, disse que Bruxelas está em contacto com Estados-membros para receber os migrantes.

As pessoas a bordo do Diciotti foram salvas na quinta-feira, em águas de Malta, por outras duas embarcações mais pequenas da guarda-costeira italiana, segundo o Ministério do Interior italiano.

Itália pediu a Malta que recebesse o navio, mas Malta recusou e acusou Itália de ter recolhido os migrantes em águas maltesas "só para os impedir de entrar em águas italianas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório