Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Antigos diretores e subdiretores da CIA condenam decisão de Trump

Antigos diretores e subdiretores da CIA e destacados agentes dos serviços de informações condenaram a decisão de Donald Trump de revogar o acesso a informação classificada de John Brennan, uma medida sem precedente nos Estados Unidos.

Antigos diretores e subdiretores da CIA condenam decisão de Trump
Notícias ao Minuto

18:26 - 17/08/18 por Lusa

Mundo Polémica

Num comunicado, antigos chefes da CIA como Robert Gates, George Tenet, Porter Goss, Leon Panetta e David Petraeus, qualificam a a decisão do presidente de "tentativa de reprimir a livre expressão".

Na quinta-feira, o próprio Brennan considerou, num artigo no New York Times, que, ante as acusações de ingerência russa, Trump ficou desesperado e a decisão de lhe retirar a credenciação de segurança foi uma tentativa de silenciar quem ousa desafiá-lo.

Horas depois, o almirante na reserva que comandou a operação em que foi morto Osama bin Laden, William McRaven, qualificou a decisão de Trump de "tática da era McCarthy" e disse que "consideraria uma honra" que o Presidente lhe revogasse o acesso a informação classificada.

"Com as suas ações, envergonhou-nos aos olhos dos nossos filhos, humilhou-nos no cenário mundial e, o pior de tudo, dividiu-nos como nação", escreveu o almirante William McRaven no Washington Post.

Seguiu-se, ainda na quinta-feira à noite, o comunicado conjunto de 13 antigos responsáveis da Agência Central de Informações (CIA) que qualifica a decisão de Trump de "irrefletida e sem precedente" e considera que ela "nada tem a ver com quem deve ou não ter credenciação de segurança, mas com uma tentativa de reprimir a livre expressão".

O texto é subscrito por sete antigos diretores da CIA, cinco antigos subdiretores e o antigo diretor dos serviços de informações dos Estados Unidos James Clapper.

Dois dos signatários, o antigo diretor da CIA Michael Hayden e James Clapper, surgem numa lista da administração de pessoas que podem vir a ter o acesso a informações classificadas revogado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório