Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ponte venezuelana do engenheiro Morandi também foi palco de um desastre

Uma secção da ponte gémea da de Génova também caiu em 1964 quando um petroleiro chocou contra dois pilares. Morreram pelo menos sete pessoas.

Ponte venezuelana do engenheiro Morandi também foi palco de um desastre
Notícias ao Minuto

15:47 - 15/08/18 por Fábio Nunes

Mundo Maracaibo

As parecenças entre a ponte General Rafael Urdaneta, em Maracaibo, na Venezuela, e a ponte Morandi, em Génova, que colapsou esta terça-feira não são mera coincidência. As duas pontes foram projetadas pelo mesmo engenheiro, Riccardo Morandi, e muito antes do trágico desabamento na cidade transalpina, a ponte venezuelana também ficou marcada por um desastre que provocou a morte a pelo menos sete pessoas.

A ponte General Rafael Urdaneta, que foi a primeira a ser concebida por Riccardo Morandi e foi construída em 1962, teve um momento negro dois anos depois. Mas se no caso da ponte de Génova são apontadas algumas falhas de engenharia para o colapso da ponte, no caso da ponte no Lago Maracaibo, foi um petroleiro o responsável pela queda de uma secção da infraestrutura, segundo o G1.

O navio, Esso Maracaibo, sofreu um curto-circuito e chocou contra dois pilares da ponte General Rafael Urdaneta. Caíram 300 toneladas de betão no petroleiro. Os carros que seguiam naquela secção do tabuleiro da ponte não conseguiram evitar a queda.

As obras de reconstrução duraram oito meses e a ponte foi reinaugurada no final do mesmo ano.

A ponte Morandi em Génova foi inaugurada três anos depois e o engenheiro Riccardo Morandi também desenhou uma outra ponte muito parecida com estas. A ponte Wadi el Kuf foi inaugurada em Beida, na Líbia, em 1971.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório