Em declarações à imprensa, o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, disse por seu lado que a segunda maior economia do mundo irá expandir as importações da África do Sul para apoiar o desenvolvimento da economia mais industrializada de África.
O chefe de Estado chinês iniciou hoje uma visita de Estado à África do Sul, onde participará na 10ª Cimeira do BRICS [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], que arranca na quarta-feira, em Joanesburgo.
O presidente Ramaphosa estabeleceu uma meta de investimento externo de 100 mil milhões de dólares para relançar a economia do país.
Além de Xi Jinping, participam na reunião anual de alto nível, organizada pela África do Sul, os presidentes Michel Temer (Brasil), Vladimir Putin (Rússia) e o primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi.
Além de estado membro do BRICS, a África do Sul preside atualmente à Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Os chefes de Estado de Angola, Moçambique, Namíbia, Gabão, Senegal, Uganda, Togo e do Ruanda, participarão num encontro com os líderes dos BRICS, agendado para o dia 27, sexta-feira, último dia da Cimeira, indica o programa oficial.
A cimeira, que terá como tema a "Colaboração para o Crescimento Inclusivo e Prosperidade Partilhada na 4.ª Revolução Industrial", é a primeira reunião de líderes mundiais desde que o Presidente Cyril Ramaphosa assumiu a liderança do país do seu antecessor Jacob Zuma.