Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Morreu o homem que realmente dizia "Bom dia, Vietname"

Adrian Cronauer foi animador de rádio das forças armadas norte-americanas em Saigão. Inspirou a personagem de Robin Williams no filme 'Bom dia, Vietname'.

Morreu o homem que realmente dizia "Bom dia, Vietname"
Notícias ao Minuto

20:09 - 20/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Óbito

Um dos filmes mais célebres de Robin Williams foi sem dúvida ‘Bom dia, Vietname’. Tornou-se uma das personagens mais icónicas representadas pelo malogrado ator e foi inspirada em Adrian Cronauer, que foi animador de rádio das forças armadas dos Estados Unidos em Saigão durante a Guerra do Vietname. O homem que inspirou o filme morreu esta quarta-feira. Adrian Cronauer tinha 79 anos. A família disse à CNN que morreu vítima de uma doença mas não a especificou.

Adrian foi sargento no exército e esteve em Saigão entre 1965 e 1966. Foi durante esse período de tempo que se tornou animador de rádio para as tropas ali estacionadas, tendo-se tornado muito popular. Todos os dias começava o seu programa com um “Bom dia, Vietname”.

A sua história chegou ao cinema em 1987. Mas como Adrian fez questão de referir em entrevistas ao longo dos anos, nem tudo o que se pode ver no filme corresponde à realidade. À Associated Press salientou que era mais “conservador” que a personagem de Robin Williams. Adrian disse que fez frente às tentativas de censura dos seus superiores, mas nunca os desafiou como a personagem.

“Se tivesse feito metade das coisas que ele fez no filme, ainda estaria em Leavenworth (uma prisão federal nos Estados Unidos) e não em Inglaterra”, afirmou durante a sua visita a terras de Sua Majestade.

A performance de Robin Williams rendeu-lhe um Globo de Ouro de Melhor Ator num filme de Comédia ou Musical e uma nomeação para os Óscares na categoria de Melhor Ator.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório