Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Transsexual expulsa de casa de banho feminina e algemada pela polícia

Dany Coluty diz que nunca se sentiu tão humilhada como no momento em que foi retirada da casa de banho por três guardas.

Transsexual expulsa de casa de banho feminina e algemada pela polícia
Notícias ao Minuto

09:38 - 19/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

Aconteceu na noite da passada terça-feira. Dany Coluty, transsexual, fez o que diz fazer desde criança: usou a casa de banho pública feminina, em Araruama, no Brasil. Nessa noite, porém, tudo foi diferente. Dany alega ter sido retirada da casa de banho e algemada pela guarda civil da cidade. É a própria que denuncia a situação e partilha, nas redes sociais, um vídeo onde é possível ver três guardas (dois homens e uma mulher) a expulsarem-na da casa de banho.

“Fui à casa de banho que sempre usei desde criança. Uma guarda municipal veio falar comigo com um tom arrogante, Pediu para eu me retirar e que o meu lugar era na casa de banho masculina”, conta à imprensa brasileira.

Como Dany se recusou a acatar a ordem, “chegou um guarda com um tom agressivo, tentando agredir-me”, relata, acrescentando: “Disse que aquele não era o meu lugar e que se não saísse a bem, saía a mal”.

Dany diz ter-se sentido “humilhada”. Conta que a praça estava cheia de gente, algumas pessoas tentaram defendê-la. “Levaram-me para a esquadra como se fosse uma criminosa. Nunca me senti tão constrangida e humilhada”, confessa.

Segundo a secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil de Araruama, foi aberto um processo para apurar os fatos. Dany foi multada por desacatar os guardas civis e, sublinha a mesma secretaria, "cabe esclarecer que a Guarda Civil de Araruama preza pela igualdade de direitos, repudiando qualquer tipo de ato discriminatório".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório