Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Jovem condenado por crime de ódio após incendiar mesquita nos EUA

O caso aconteceu no Texas e remonta a janeiro de 2017.

Jovem condenado por crime de ódio após incendiar mesquita nos EUA
Notícias ao Minuto

11:59 - 18/07/18 por Sara Gouveia

Mundo Texas

Marq Vincent Perez, de 26 anos, foi considerado culpado de crime de ódio, esta segunda-feira, depois de ter incendiado uma mesquita no Texas, Estados Unidos, em janeiro do ano passado.

O departamento de justiça confirmou ainda, à CNN, que além dessa condenação, um juiz federal considerou o jovem culpado do uso de fogo para cometer um crime e de estar na posse de um aparelho com capacidade destrutiva não registado.

Ouvida em tribunal uma testemunha, que tinha estado com Marq na noite do crime, explicou que este estava muito entusiasmado de ver o Centro Islâmico de Victori a arder, que "saltava para cima e para baixo como um miúdo".

Além deste episódio foram ainda recordados detalhes da mensagem de ódio que este mandava através da conta de Facebook e a forma insultuosa como se costumava referir a muçulmanos.

O advogado do jovem, Mark Di Carlo, informou que o cliente vai recorrer, porque as provas eram "muito limitadas" e as publicações de Facebook tinham sido várias vezes "tiradas de contexto".

Com esta decisão da justiça Marq enfrenta até 20 anos de prisão por crime de ódio e até dez por posse de aparelho com capacidade destrutiva não registado.

Depois de o fogo ter destruído por completo a mesquita, a comunidade local no Texas uniu-se para ajudar o Centro Islâmico. Os líderes da congregação judaica deram-lhes as chaves da sinagoga para que pudessem continuar a ter um local de oração e o mesmo fizeram as igrejas locais. Mais de um ano depois do fogo ter destruído por completo a mesquita, foi erguida uma nova estrutura no local com um sinal na vedação em que se lê: "Seguimos unidos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório