Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cientistas dizem que há um trilião de diamantes no manto terrestre

Descoberta foi feita por especialistas do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT).

Cientistas dizem que há um trilião de diamantes no manto terrestre
Notícias ao Minuto

23:27 - 17/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Descoberta

Os cientistas acreditam que poderão existir mais de um trilião de diamantes espalhados por baixo da superfície terrestre. A descoberta foi feita através da análise de relatórios sísmicos, que analisam ondas sonoras enviadas a largas distâncias por terramotos.

Ulrich Faul, um especialista do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT), explica que uma das propriedades exclusivas do diamante é a velocidade com que o som o atravessa.

"Uma das suas propriedades especiais é a velocidade do som num diamante, mais do que duas vezes mais rápida do que no mineral dominante nas pedras do manto superior terrestre, olivina", explicou.

A equipa de Ulrich Faul descobriu que o som se estava a mover muito mais rápido do que deveria em algumas secções que têm na sua composição diamantes (2%). Estes diamantes estarão, porém, a mais de 160 quilómetros de profundidade.

Ainda assim, esta descoberta, publicada no jornal científico Geochemistry, Geophysics, Geosystems e citada pela Sky News, significaria que pode haver mais que um trilião de diamantes espalhados até 240 quilómetros abaixo do chão.

A má notícia é que não há, atualmente, nenhuma tecnologia que consiga chegar tão fundo. A broca que conseguiu ir mais fundo no solo terrestre é a Kola Superdeep Borehole, na Rússia, que levou 20 anos a perfurar até 12 quilómetros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório