Universidade para mulheres no Japão vai aceitar transexuais em 2020

Uma universidade só para mulheres no Japão anunciou que vai aceitar alunos transexuais a partir de 2020, uma decisão rara no país, onde os direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) estão ainda aquém de outros países desenvolvidos.

Notícia

© iStock

Lusa
03/07/2018 09:10 ‧ 03/07/2018 por Lusa

Mundo

LGBT

importante criar um ambiente no qual a sociedade, como um todo, aceite a diversidade e seja solidária com as pessoas transexuais", declarou na terça-feira o ministro da Educação japonês, Yoshimasa Hayashi, em conferência de imprensa.

A decisão da Universidade Ochanomiz, em Tóquio, é uma abertura "provavelmente sem precedentes", disse fonte do mesmo Ministério à agência France-Press (AFP).

"As universidades precisam de tomar medidas para melhor compreender as necessidades das minoriais sexuais, mesmo que depois a decisão pertença a cada estabelecimento", acrescentou.

De acordo com o porta-voz da Universidade, a medida entra em vigor em abril de 2020 e digire-se a futuros estudantes nascidos homens, mas que se identificam como mulheres.

A secretária-geral da Aliança do Japão para a legislação LGBT, Akane Tsunashima, saudou a iniciativa, que considerou "um passo positivo em direção a um ambiente de aceitação geral das minorias sexuais nas universidades".

Os direitos dos LGBT no Japão são relativamente progressistas para os padrões asiáticos, mas continuam a não ter a mesma igualdade jurídica.

De acordo com o instituto japonês de pesquisa LGBT, 8% dos japoneses pertencem a minorias sexuais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas