Meteorologia

  • 17 DEZEMBRO 2018
Tempo
MIN 7º MÁX 9º

Edição

Kim compromete-se com "desnuclearização da Coreia". EUA garantem proteção

Primeiros detalhes do acordo assinado pelos dois líderes dão conta da intenção de Pyongyang abandonar o seu programa nuclear, ao passo que os Estados Unidos pretendem garantir a proteção do regime de Kim Jong-un.

Kim compromete-se com "desnuclearização da Coreia". EUA garantem proteção
Notícias ao Minuto

08:02 - 12/06/18 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Cimeira

No final da cimeira em Singapura, Kim Jong-un e Donald Trump assinaram um documento conjunto que, segundo o líder norte-coreano, "permitirá ao "mundo ver uma grande mudança".

Os pormenores do acordo ainda são escassos, no entanto, pelo que é possível ler do documento, está saliente que a Coreia do Norte se "compromete com a completa desnuclearização da Coreia". Por seu lado, o presidente Donald Trump compromete-e em dar garantias de segurança à República Popular Democrática da Coreia [nome oficial da Coreia do Norte]". 

Para além disso, "os Estados Unidos e a República Popular Democrática da Coreia vão unir esforços para construir uma paz duradoura e estável na peninsula corena". 

No final do encontro, Trump garantiu que o processo de desnuclearização terá início "muito rapidamente". Kim Jong-un salientou que os dois países pretendem "deixar o passado para trás". 

Os presidentes da Coreia do Norte e dos Estados Unidos encontraram-se, esta terça-feira, em Singapura, num encontro histórico, depois de cerca de 70 anos de grande tensão entre os dois países. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório