Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Irlanda diz sim à legalização do aborto com mais de 60% dos votos

País tem uma das legislações mais rígidas da Europa sobre esta questão.

Irlanda diz sim à legalização do aborto com mais de 60% dos votos

A Irlanda disse sim à legalização ao aborto com mais de metade dos irlandeses a votarem a favor da despenalização da interrupção voluntária da gravidez, no referendo que se realizou no país.

De acordo com a BBC, o ‘sim’ pela legalização do aborto obteve 66,4% dos votos. De salientar ainda que 64.1% da população decidiu participar no referendo.

Recorde-se que, o resultado deste referendo é histórico, visto que, a Irlanda é país de forte tradição católica e que conta com uma das legislações mais rígidas da Europa sobre esta questão.

Atualmente a lei em vigor determina que uma mulher só pode interromper a gestação se estiver em perigo de vida. A legislação foi feita há 35 anos e não contempla situações em que há má formação cerebral do feto ou casos de violação. Se uma irlandesa decidir interromper uma gravidez indesejada dentro do país pode ser condenada a 14 anos de prisão.

Legislação esta que vai agora mudar. De acordo com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, o Governo defende que as mulheres devem ser autorizadas a interromper a gravidez nas primeiras 12 semanas, com assistência médica certificada, algo com que mais de metade dos irlandeses manifestaram concordar neste referendo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório