Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Starbucks muda regras: "Qualquer pessoa é cliente, mesmo sem comprar"

Starbucks norte-americana enviou comunicação interna aos trabalhadores, depois do caso polémico ocorrido numa das lojas da cadeia em Filadélfia. Qualquer pessoa pode sentar-se ou ir à casa de banho sem precisar de consumir.

Starbucks muda regras: "Qualquer pessoa é cliente, mesmo sem comprar"
Notícias ao Minuto

12:43 - 21/05/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

A Starbucks norte-americana informou os seus colaboradores, na passada sexta-feira, sobre as alterações feitas à sua regulamentação, na sequência do polémico caso da expulsão de dois clientes negros de um estabelecimento, em Filadélfia, por não estarem a consumir.

“Qualquer pessoa que entre nos nossos espaços, incluindo esplanadas, cafés, casas de banho, é considerado um cliente, independentemente de ter feito ou não uma compra”, terá escrito a companhia numa comunicação interna, citada pela CNN.

Esta alteração parece indicar que uma pessoa pode sentar-se num café da multinacional sem consumir e sem ser importunado, impedindo assim a repetição de situações como a que aconteceu num espaço da Filadélfia, quando os funcionários chamaram a polícia por causa de dois homens que se sentaram sem consumir.

O episódio, extensamente criticado nos Estados Unidos, levou inclusive a um pedido de desculpa do CEO da Starbucks, Kevin Johnson, e ao encerramento das cerca de oito mil lojas da cadeia de restauração nos EUA durante uma tarde, no dia 29 de maio, para formação dos trabalhadores.

Em Portugal não há registo de uma situação semelhante, embora seja obrigatório o consumo para quem quiser ir à casa de banho, uma vez que o código exigido à entrada se encontra na fatura.

A Starbucks Coffee Portugal, contactada pelo Notícias ao Minuto, respondeu que estas alterações são exclusivas às lojas dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório