Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Coreias: Kim e Moon deram o primeiro passo, resta conhecer o caminho

Cimeira entre líderes da península coreana é classificada como sendo histórica. Kim Jong-un e Moon Jae-in foram protagonistas de um momento crucial nas relações dos dois países.

Coreias: Kim e Moon deram o primeiro passo, resta conhecer o caminho
Notícias ao Minuto

08:41 - 28/04/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Península

Os líderes das Coreias encontraram-se pela primeira vez, num momento histórico não só para a península coreana mas para o mundo. Kim Jong-un e Moon Jae-in apertaram a mão por cima da linha que marca a fronteira entre os dois países, esta sexta-feira, e atravessaram-na juntos.

Os dois homens encontraram-se em Panmunjom, uma zona desmilitarizada. Sublinhe-se que um líder da Coreia do Norte não entrava na Coreia do Sul desde 1953, altura do final da guerra coreana. Foi selado um acordo que estipula uma nova era que ponha fim ao estado de guerra em que se encontram os dois países desde o armistício assinado em 1953.

Kim Jong-un e Moon Jae-in estiveram juntos durante todo o dia, na histórica cimeira, onde discutiram o fim das hostilidades e acordaram tomar medidas para a "completa desnuclearização" da península coreana.

“Começa agora uma nova História”, escreveu Kim Jong-un no livro de convidados da Coreia da Sul.

O líder norte-coreano e o presidente sul coreano participaram ainda numa plantação simbólica de um pinheiro, usando terra e água dos dois países. Junto à árvore, que assinala a cimeira, está a placa com a inscrição "A Paz e a Prosperidade foram Plantadas".

Notícias ao MinutoO pinheiro foi plantado como um símbolo de paz© Reuters

O especialista em temas asiáticos, Luís Mah, saudou o acordo anunciado entre as duas Coreias, declarando que se trata de um primeiro passo para a paz, mas sublinhou, à agência, que falta conhecer os detalhes. "A questão é saber o que a Coreia do Norte vai estar disposta a fazer", adiantou o investigador do CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa.

Os meios de comunicação social norte-coreanos classificaram hoje como um "novo marco" o resultado da cimeira entre as duas Coreias ocorrido na sexta-feira na zona desmilitarizada que separa os dois países. Depois de um silêncio de praticamente 24 horas em torno do assunto, a comunicação social estatal norte-coreana mencionou o compromisso incluído na declaração conjunta de alcançar a "completa desnuclearização" da península.

O Presidente da Coreia do Sul anunciou ainda que vai visitar a Coreia do Norte no outono deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório