Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Como ultrapassar um desgosto amoroso, de acordo com os especialistas

Superar um relacionamento amoroso não tem propriamente que ser um processo doloroso.

Como ultrapassar um desgosto amoroso, de acordo com os especialistas
Notícias ao Minuto

21:16 - 19/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Coração partido

Segundo uma pesquisa científica publicada no periódico Positive Psychology, um individuo demora em média 11 semanas a recuperar do fim de um relacionamento. Já um outro estudo, apurou que são necessários pelo menos 18 meses para sarar após o término de um casamento.

Porém, existem métodos e práticas que podem ajudar a que supere um desgosto amoroso da melhor forma possível.

A psicóloga e terapeuta de casais Ammada Major, lista os quatro passos que deve ter em mente.

Reserve tempo para recuperar da perda

Para muitos ‘acabar’ com alguém pode assemelhar-se a fazer o luto, como se a outra pessoa tivesse de facto morrido. Tal acontece devido à proximidade e altos níveis de intimidade estabelecidos que são cortados de um momento para o outro.

Pode até parecer-lhe uma boa ideia manter-se extremamente ocupado e rodeado por outras pessoas, porém deve também tirar algum tempo para si, para refletir na relação que não funcionou, e para analisar o seu comportamento e o do seu antigo companheiro.

Volte a conectar-se consigo próprio

Em muitos relacionamentos o foco principal é o ‘nós’, em vez do ‘eu’. O final de uma relação oferece a oportunidade única de fazer algo por si e de se redescobrir.

Pratique novos hobbies ou reúna-se com velhos amigos. Sobretudo, faça coisas que o façam sentir bem, desde ver a sua família, descobrir um novo talento, ou ir de férias.

Não tenha receio de pedir ajuda

Na maioria das vezes a decisão de acabar um relacionamento não é mútua, e como tal um dos lados sofre mais com a situação, o que pode suscitar o aparecimento de estados depressivos, de ansiedade, tristeza extrema e sentimentos de inadequação e de não se ser suficientemente bom. Fale com amigos, família ou procure um terapeuta.

É verdade, o tempo cura

Parece um cliché, mas é a realidade. À medida que o tempo passa os sentimentos de mágoa e de traição vão desvanecendo. As memórias do antigo parceiro ou daquela relação não serão tão dolorosas. Seja paciente, e não se auto pressione – leve o tempo que precisar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório