Como ultrapassar um desgosto amoroso, de acordo com os especialistas

Superar um relacionamento amoroso não tem propriamente que ser um processo doloroso.

Como ultrapassar um desgosto amoroso, de acordo com os especialistas

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
19/04/2018 21:16 ‧ 19/04/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Coração partido

Segundo uma pesquisa científica publicada no periódico Positive Psychology, um individuo demora em média 11 semanas a recuperar do fim de um relacionamento. Já um outro estudo, apurou que são necessários pelo menos 18 meses para sarar após o término de um casamento.

Porém, existem métodos e práticas que podem ajudar a que supere um desgosto amoroso da melhor forma possível.

A psicóloga e terapeuta de casais Ammada Major, lista os quatro passos que deve ter em mente.

Reserve tempo para recuperar da perda

Para muitos ‘acabar’ com alguém pode assemelhar-se a fazer o luto, como se a outra pessoa tivesse de facto morrido. Tal acontece devido à proximidade e altos níveis de intimidade estabelecidos que são cortados de um momento para o outro.

Pode até parecer-lhe uma boa ideia manter-se extremamente ocupado e rodeado por outras pessoas, porém deve também tirar algum tempo para si, para refletir na relação que não funcionou, e para analisar o seu comportamento e o do seu antigo companheiro.

Volte a conectar-se consigo próprio

Em muitos relacionamentos o foco principal é o ‘nós’, em vez do ‘eu’. O final de uma relação oferece a oportunidade única de fazer algo por si e de se redescobrir.

Pratique novos hobbies ou reúna-se com velhos amigos. Sobretudo, faça coisas que o façam sentir bem, desde ver a sua família, descobrir um novo talento, ou ir de férias.

Não tenha receio de pedir ajuda

Na maioria das vezes a decisão de acabar um relacionamento não é mútua, e como tal um dos lados sofre mais com a situação, o que pode suscitar o aparecimento de estados depressivos, de ansiedade, tristeza extrema e sentimentos de inadequação e de não se ser suficientemente bom. Fale com amigos, família ou procure um terapeuta.

É verdade, o tempo cura

Parece um cliché, mas é a realidade. À medida que o tempo passa os sentimentos de mágoa e de traição vão desvanecendo. As memórias do antigo parceiro ou daquela relação não serão tão dolorosas. Seja paciente, e não se auto pressione – leve o tempo que precisar.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas