Várias pesquisas indicam que mundialmente, as mulheres têm o dobro da predisposição para ter cabelo louro ou de tom claro. De acordo com a ciência, e do ponto de vista evolucionário, o facto de existirem muitas mais mulheres louras do que homens, é prova de que os indivíduos do sexo masculino preferem esta cor.
Um estudo publicado no periódico Nature Genetics, identificou 111 novos genes que afetam a pigmentação do cabelo. A pesquisa analisou dados provenientes de 300 mil adultos, que facultaram amostras de sangue a bancos de ADN britânicos.
O projeto de investigação analisou as cores mais prevalecentes e apurou que diferiam drasticamente entre homens e mulheres.
O estudo concluiu que os homens apresentam uma maior predisposição de ter naturalmente traços morenos, enquanto que os genes associados ao cabelo louro são mais ativos nas mulheres.
O professor Tim Spector, investigador no King’s College London, no Reino Unido, acredita que tais predisposições afetaram as preferências sexuais de cada género.
Se as mulheres preferem homens altos, morenos e bem parecidos, em média os homens preferem traços mais claros.
“Descobrimos que o número de mulheres que nascem com cabelo claro está a aumentar, o que reflete como diferentes práticas culturais e preferências sexuais estão a moldar os nossos genes e biologia”.
“Os homens apresentam uma probabilidade, três vezes maior, de ter cabelo escuro do que as mulheres”, acrescenta.
Porém, a cor do cabelo não é o único fator que determina o nível de atratividade para o sexo oposto.
Pensa-se que os homens que praticam desporto também são mais desejáveis. Um outro estudo sugere que os homens com cicatrizes faciais são vistos como melhores parceiros amorosos. Ou que as mulheres com um bom sentido de humor são mais chamativas.