Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sabe porque o céu é azul? E os arco íris, porque surgem?

Basta entender como a luz funciona. É fácil.

Sabe porque o céu é azul? E os arco íris, porque surgem?

Porque é que o céu é azul? Ou mais concretamente, porque vemos o céu em tom de azul? A resposta recai no porquê de vermos arco íris quando o sol começa a brilhar, durante ou após uma chuvada.

Enquanto que a cor de um arco íris é determinada pela forma como a luz passa através das gotas de água, a cor do céu advém da forma como a luz atravessa o ar.

Para que melhor se entenda este processo é necessário ter em conta algumas leis básicas da física e como essas regras condicionam a forma como vemos a luz.

Quando a luz do sol atinge a atmosfera terrestre, espalha-se pelas ínfimas moléculas de nitrogénio de oxigénio presentes no ar.

A luz solar é composta por um espetro de cores distintas que captamos como sendo de tom branco quando as visualizamos juntas, como tal quando são dispersas ou refletidas, visualizamos outras cores.

Cores com comprimentos de onda menores, como violeta ou azul, são as que mais se dispersam, como tal a luz azul é a mais facilmente captada pelo olho humano, comparativamente a outras cores.

‘Então porque é que o céu não é violeta?’ Pode estar a perguntar. Tal acontece porque os olhos são geneticamente muito mais sensíveis à cor azul.

E esse é também o motivo para não conseguirmos ver as estrelas no céu durante o dia, porque a luz azul do céu é muito mais brilhante.

O céu também tende a ser mais claro e pálido perto do horizonte, porque essa luz teve que viajar uma maior distância através da atmosfera e como tal está ainda mais fragmentada.

E os arco íris?

Assim como as partículas presentes na atmosfera, os arco íris formam-se quando as cores da luz solar são dispersadas por gotas de água, incluindo pela chuva ou simplesmente por partículas de água presentes numa fonte ou numa cascata.

A luz viaja mais lentamente quando se movimenta através da água, por isso é ‘partida’ ao atravessar os pingos de chuva e dividida num espetro de cores.

E o mar reflete o céu?

Não, mas o mar é azul por razões semelhantes às do céu. Quando a luz solar atinge o oceano, as cores com maiores comprimentos de ondas, o vermelho, o laranja, o amarelo e o verde, são absorvidas de forma a que se veja somente o azul.

A quantidade de água também influencia o volume de luz absorvido, por exemplo o mar mais raso parece mais claro, já no oceano profundo o azul aparenta ser mais escuro.

O que se encontra debaixo de água, organismos como algas ou até lama, também afetam o tom de azul, porque alteram o modo como a luz solar é absorvida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório