Guardar comida no frigorífico, seja porque restou ou porque cozinhou a mais a pensar nas refeições do dia seguinte é uma forma bastante prática de garantir um bom controlo daquilo que se come. A dieta agradece e a carteira também, mas há que saber dar bom uso a este eletrodoméstico. Por exemplo, sabe que em pouco tempo (digamos, menos de três dias) o arroz torna-se um ambiente bastante propício à produção da ‘famosa’ bactéria E. Coli?
Seguindo a premissa de ‘saúde em primeiro lugar, sempre’ o DailyMail aponta as dicas de deve seguir em específico a alguns dos mais comuns alimentos, de forma a garantir que as suas refeições são guardadas da melhor forma, para manter as suas propriedades nutricionais bem como não por em risco a saúde de quem as come.
Uma forma de garantir que a comida esfria mais depressa, para se poder colocar no frigorífico, é ao transferi-la para outro recipiente. Além disso, e porque a comida não deve ser aquecida mais que uma vez, guarde-a já de vez em porções individuais.
Arroz: Como já foi dito, este não é um alimento que aguente muito tempo no frigorífico. Além disso, não deve ser reaquecido muitas vezes. Depois de o cozinhar, deixe-o esfriar por cerca de uma hora e guarde de imediato no frigorífico onde deve mantê-lo no período de um dia.
Galinha: Tal como o arroz, deve estar à temperatura ambiente na altura em que é colocado no frigorífico e não deve ser aquecido mais do que uma vez. Contudo, o alimento é conservado desta forma por três dias.
Carne vermelha: Outra boa opção de proteína para quem quem preparar a comida com antecedência já que aguenta três dias no frigorífico e pode ser comida fria. No caso de a aquecer, não passe diretamente do frigorífico para o microondas, deixe-a primeiro stingir a temperatura ambiente.
Batatas: Aguentam até três dias no frigorífico e podem ser reaquecidas. Contudo, no caso de serem batatas assadas, ao serem aquecidas no microondas vão ganhar uma textura mole e pouco agradável pelo que é aconselhado aquecê-las numa frigideira, por exemplo.
Vegetais e verduras: Espinafres e outras verduras do género mantêm-se conservados no frigorífico por cerca de três dias. São uma boa opção para se comer frio, em saladas, ou à temperatura ambiente.
Lacticínios: Após a sua utilização, guarde-os no frio logo que possível e sempre na sua embalagem de origem, que garante a conserva das suas propriedades por mais tempo.
Enlatados: É do tipo de comida que também se consegue conservar por cerca de três dias, contudo, nunca o deverá fazer na embalagem metálica em que o alimento veio, já que o gosto a metal pode ser transmitido para a comida.