Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Está a morrer de tédio? Por favor não adormeça

Especialmente se ainda não tiver acabado o seu dia de trabalho… faça o que fizer não adormeça durante aquela reunião com o chefe ou não esparrame a cara no teclado do computador.

Está a morrer de tédio? Por favor não adormeça

Mesmo nos maiores momentos de tédio, há quem seja um autêntico ‘pro’ quando se trata de esconder do resto do mundo o imenso fastio ou aborrecimento que está a sentir. E depois existem aqueles cuja cara infelizmente diz tudo...

Mas porque é que as situações de tédio provocam uma vontade irresistível de dormir para alguns, enquanto outros resistem bravamente?

De acordo com o especialista do sono Neil Stanley em declarações à publicação The Independent, a capacidade de adormecer nos indivíduos é governada por sentimentos de proteção e de segurança.

“Como tal é normal que em ocasiões de pouco stress, caraterizadas por altos níveis de segurança e conforto, por exemplo em ambientes como uma sala de aula ou durante a visualização de um filme, que muitos sintam uma vontade incontrolável de dormir”, explica Stanley.

Estes cenários podem provocar aquilo a que o especialista apelida de uma “mente sossegada”, livre de qualquer tipo de ansiedade que normalmente mantém o cérebro em alerta e totalmente desperto.

“Este estado de calmaria é um pré requisito para o sono, e permite que os indivíduos se desliguem cognitivamente do mundo, mesmo que não se apercebam de que o estão a fazer”.

Porém segundo o médico a solução é simples: “Durma mais. À noite, ou seja, quando é suposto. O que acontece é que apesar das situações de tédio contribuírem para o aumento de sono, a causa principal subjacente é que na maioria das vezes esses indivíduos não dormem regularmente as horas que deveriam”.

O terapeuta do sono Max Kirsten concorda, e acrescenta que um dos principais problemas é que a maioria das pessoas não se apercebe que está de facto privado de sono, devido ao consumo em demasia de cafeína e de outros estimulantes.

“Em combinação com uma fraca tolerância para o tédio e uma tendência para se aborrecerem facilmente, estes indivíduos muito frequentemente sonham acordados, o que contribui para que adormeçam mais facilmente e nos sítios mais inapropriados”, diz Kirsten.

“Pessoas que descansam e que se alimentam bem geralmente conseguem permanecer em estado de alerta e despertas mesmo quando estão a ‘morrer’ de tédio”, alerta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório