Está presente nas bolas energéticas, barras e outros alimentos do género que procuram tirar o maior benefício de cada alimento (seja para treinar ou simplesmente porque procura uma alimentação saudável). É também usado em batidos ou bowls, diretamente em pó, como provavelmente já deve ter visto ser vendido, resta saber para que serve.
O cacau cru é rico em magnésio (essencial para a produção de energia e mantimento de uma boa pressão arterial), ferro (que juntamente com o potássio, zinco e magnésio permite o transporte de oxigénio a todo o corpo), flavonóides (antioxidantes com benefícios para o coração, colesterol, pressão arterial e sistema vascular) e PEA, ou feniletilamina, que melhora o humor e a energia.
Ao contrário do chocolate ou mesmo do cacau em pó, o cacau cru é baixo em calorias, não contém adição de açúcar me leite e não perde as suas propriedades nutritivas durante o processo de produção isto porque é prensado a frio ao contrário das barras de chocolate (mesmo as altamente ricas em cacau) que resultam da separação entre o óleo presente nos grãos de cacau em bruto, um processo que é feito a quente.
Embora não tenha o mesmo sabor que o cacau, é uma alternativa que vale mesmo a pena pelos seus benefícios. E, desta forma, não há desculpas para comer chocolate com a justificação de que “é para dar energia” ou “para melhorar o humor”.